Cruzando Histórias faz campanha de combate à importunação sexual

Buscar
Publicidade

Women to Watch

Cruzando Histórias faz campanha de combate à importunação sexual

Ação é fruto de parceria com JCDecaux e L’Óreal Brasil e pode ser vista em estações de metrô em São Paulo


20 de junho de 2023 - 9h18

(Crédito: divulgação)

O Brasil tem uma média de 13,6 casos de importunação sexual registrados por dia levados à Justiça, segundo dados compilados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2022. Tendo conhecimento da gravidade do assunto, a L’Óreal trouxe para o Brasil o Stand Up, programa de treinamento para ajudar a prevenir a importunação sexual nas ruas desenvolvido pela ONG Right To Be em parceria com a L’Oréal Paris. 

 Em território nacional, os treinamentos são feitos por intermédio da Cruzando Histórias, organização social com sede em São Paulo que oferece apoio a mulheres em situação de desemprego. Contando com uma metodologia própria, que ensina a identificar e denunciar casos de assédio, o StandUp pode ser realizado em empresas, universidades, grupos ou individualmente (esse último, por meio de conteúdos online). O treinamento é fornecido no formato online ao vivo, ou gravado, com duração de 1 hora (ao vivo) ou 30 minutos (gravado). Até o momento, a Cruzando Histórias já treinou mais de 25 mil pessoas em todo o Brasil.

Stand Up no metrô 

Quem utiliza o metrô de São Paulo viu, desde o começo de maio, banners da campanha do Stand Up realizada em parceria entre a JCDecaux, a Cruzando Histórias e L’Óreal Brasil. A ação, que convida o público a realizar o treinamento de combate e prevenção à importunação sexual, está em estações como Sé, Brás, República, Anhangabaú, Barra Funda e Tatuapé. 

São 75 imagens espalhadas por diferentes locais, com um QR code que redireciona para o treinamento. Além delas, há ainda imagens de divulgação da Cruzando Histórias para que mulheres possam conhecer o trabalho da ONG e receber orientação de carreira, acolhimento psicológico e revisão de currículo de maneira gratuita. 

Combate ao assédio e importunação sexual em empresas. 

A Lei 14.457/22, que está em vigor desde setembro de 2022, tornou obrigatória, dentre outras coisas, a realização de treinamentos, ações de capacitação, orientação e sensibilização de funcionários de todos os níveis hierárquicos da empresa sobre a importância do combate ao assédio. Todas as empresas que possuem CIPA devem se adequar. O Stand Up é uma ferramenta adaptada para esse tipo de capacitação. 

Os interessados podem acessar o treinamento gravado e agendar uma sessão ao vivo pelo site da Cruzando Histórias. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Algoritmos novos, vieses antigos: como a IA reforça estereótipos

    Algoritmos novos, vieses antigos: como a IA reforça estereótipos

    Especialistas refletem sobre a urgência de uma abordagem crítica e transparente na implementação de tecnologias de inteligência artificial

  • De estagiária a VP global: os 20 anos de Thais Hagge na Unilever

    De estagiária a VP global: os 20 anos de Thais Hagge na Unilever

    A nova VP global de marketing para Seda fala sobre sua trajetória na multinacional e como concilia a carreira com outras áreas da vida