Os 15 episódios que você deveria ter ouvido em 2015

Buscar

Ponto de vista

Publicidade

Os 15 episódios que você deveria ter ouvido em 2015

Se você deseja investir seu tempo para ouvir gente interessante, histórias surpreendentes, se divertir e aprender coisas novas, então vá fundo na lista de podcasts abaixo

Mauro Segura
21 de janeiro de 2016 - 12h25

Como era de se esperar, o post passado "Os 10 melhores podcasts do Brasil em 2015" gerou dezenas de comentários acalorados. Fazer rankings é sempre uma atividade de risco. Aqui eu volto de novo para falar de podcasts, dessa vez para recomendar 15 episódios de podcasts de 2015 que considero excelentes.

Se você deseja investir seu tempo para ouvir gente interessante, histórias surpreendentes, se divertir e aprender coisas novas, então vá fundo na lista abaixo. Você não ficará indiferente a nenhum desses programas. São todos excelentes. É muito provável que alguns desses podcasts você nunca tenha ouvido falar, portanto você ainda ganha a chance de conhecer novos podcasters e passar a segui-los. Como sempre, essa é uma avaliação muito pessoal, portanto, me dê um refresco, ok?

Quer colaborar com a comunidade de podcasts? Registre no campo dos comentários os programas de 2015 que você julga espetaculares. Vamos dar visibilidade para aqueles que criam, produzem e compartilham conteúdo que vale a pena.

Café Brasil 460, 461 e 462 – Série Meritocracia
Nessa trilogia o Café Brasil explora o conceito de meritocracia. Recheado de exemplos e situações cotidianas, com certeza esses episódios darão um nó na sua cabeça e quem sabe fazer você rever alguns conceitos.

Projeto Humanos 1, 2, 3, 4, e 5 – Série As Filhas da Guerra
É um tapa na cara. Você se emocionará e suará frio com a história de Lili Jaffe, uma iugoslava judia, contada em diversos momentos por ela mesma, sobre sua vida no campo de concentração de Auschwitz e os desdobramentos que o Holocausto provocou em sua vida e sua família.

Escriba Café VII
– A mansão Winchester
A história da misteriosa mansão Winchester, construída por uma pessoa mais misteriosa ainda. Se posicione num local silencioso e ouça com um headphone de qualidade. Aconselho que não apague a luz. Vá até o fim do podcast (fim mesmo!), você vai se surpreender… muito!

Mamilos 29 – Raça, religião, idade, deficiência, orientação sexual: amores acima de qualquer polêmica
Uma discussão polêmica, profunda e interessante sobre o amor de todos os tipos. Apresentando histórias reais, o debate derruba tabus e preconceitos, tentando entender o que está por trás de cada história e como as pessoas lidam com as adversidades e desafios da vida.

LiderCast 16 e 17 – Ozires Silva
Uma entrevista reveladora e emocionante, recheada de confissões e lágrimas, de Ozires Silva. A vida do garoto que sonhava ser engenheiro aeronáutico e se transformou em personalidade da história do Brasil. O nascimento da Embraer é impressionante.

TemaCast 19, 20 e 21 – Série Beatles
Uma série de três episódios que conta a história da banda mais famosa de todos os tempos: Os Beatles. Muito bem contextualizada e recheada de detalhes e curiosidades, a trilogia permite entendermos o que levou aos Beatles a se transformarem num fenômeno mundial.

TelhaCast 99 – Clarice Lispector
Um mergulho na vida e na obra de Clarice Lispector, autora ucraniana naturalizada brasileira e considerada uma das maiores escritoras da história. A conversa explora a vida de Clarice desde a infância e nos surpreende ao mostrar uma mulher extraordinária indo muito além do que criou e produziu para a literatura.

Café Brasil 455 – Bohemian Rhapsody revisitada
O raio-x emocionante de uma das músicas mais emblemáticas da história: Bohemian Rhapsody, do Queen. De surpresa ainda fazemos uma visita ao estúdio de gravação em 1975. Muito emocionante. Tenha um headphone de excelente qualidade nos ouvidos e boa viagem.

NerdCast 496 – Uma viajante no Oriente Médio
Uma conversa reveladora de Talita Ribeiro sobre a viagem que ela fez ao Iraque, que ajuda a desmitificarmos algumas coisas que temos na cabeça sobre aquela região. Ou seja, uma experiência real no Oriente Médio, sem véu 🙂

Braincast 145 – Carreira: Dinheiro versus Diversão
Uma conversa animada sobre a felicidade no trabalho e a realização na carreira. O que vale mais? Um trabalho que paga bem, mas não é tão legal, ou um que você adora fazer, mas não ganha tanto assim.

NerdCast 484 – Histórias de um mecânico espacial – Marcos Pontes
A história e os bastidores do primeiro astronauta brasileiro: Marcos Pontes. A entrevista é tão excepcional que o entrevistado conseguiu colocar o Jovem Nerd e o Azaghal em silêncio, ouvindo atentamente 🙂

Ultrageek 208 – José Padilha
Um episódio altamente polêmico. Assertivo ao extremo, o cineasta José Padilha discute o seu ponto de vista sobre o País, a política, a produção de Narcos, novas tecnologias e muito mais. É muito interessante entrar na cabeça desse produtor cinematográfico admirado por todos e descobrir que ele realmente pensa diferente da maioria.

NaPorteira Cast 57 – Gatos
Um episódio inusitado sobre gatos onde muitos ouvintes vão se identificar, confirmando a máxima de que os gatos fazem o que bem entendem e que no final de tudo são eles que nos domesticam. As comparações com os cães permeiam todo o programa. É divertidíssimo do início ao final.

Mamilos 48 – Um gosto amargo no Rio Doce
Uma discussão densa e fundamentada da tragédia de Mariana, sem emoções e radicalismos, olhando o fato sob diversas dimensões e ajudando a montar o quebra cabeças de algo ainda não tão bem explicado.

SciCast 111 – Química
Um programa divertido sobre química: como surgiu, evoluiu e como entra em nossas vidas o tempo todo. Foi interessante descobrir que Lavoisier, considerado o pai da química moderna, não seria nada sem a sua esposa, Maire-Anne, e que, apesar de tudo que fez em seu tempo, acabou sendo guilhotinado.

Mauro Segura é líder de marketing e comunicação na IBM Brasil

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”