Walmart lança Vudu no portal principal
Serviço de streaming de vídeo foi adquirido em fevereiro do ano passado pela maior rede varejista dos Estados Unidos
27 de julho de 2011 - 8h19A Netflix acaba de ganhar um concorrente de peso: o Walmart lançou nesta terça-feira, 26, nos Estados Unidos, o Vudu, serviço de streaming de vídeo. A rede varejista adquiriu o Vudu em fevereiro do ano passado e, lentamente, desenvolveu o negócio. Assim como o Netflix, o Vudu está disponível em vários set-top boxes (como smart TV, Blu-Rays conectados, computadores, videogames etc.). São mais de 20 mil títulos, inclusive filmes que estão disponíveis para comercialização em DVD. O serviço já está disponível no portal principal da rede, o Walmart.com.
O modelo de negócios do Vudu é baseado em vídeo on demand, e não em assinatura. Os alugueis variam entre US$ 1 a US$ 5,99 e os filmes também estão disponíveis para compra a partir de US$ 4,99. Que é o mesmo modelo adotado pelo Vudu antes da venda para o Walmart.
O lançamento do Vudu no Walmart.com ocorre duas semanas depois da Netflix ter lançado um plano popular. O Vudu sempre foi considerado uma alternativa à Netflix (que tem mais de 20 mil títulos para streaming e mais de 110 mil títulos para aluguel em DVD). Com a força do varejista Walmart, deve tornar-se, efetivamente, um concorrente de peso. E nessa concorrência, além da Netflix, entram outros players como Amazon.com (que apenas licencia programas de TV da rede CBS) e o serviço Hulu (formado por Walt Disney, News Corp., NBC Universal Comcast e Providence Equity Partners), que está à venda. A Netflix já anunciou que não fará oferta pelo Hulu que, segundo rumores, interessa à Apple, ao Google, Yahoo e, talvez, à Microsoft.
Netflix
A empresa acaba de divulgar os resultados do trimestre e informou que adicionou mais 1,8 milhão de assinantes à base nos Estados Unidos, aumento de 75% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, são 24,6 milhões de assinantes. Desses novos assinantes, 75% assinaram o serviço de streaming de vídeo, exclusivamente. A Netflix, além de streaming de vídeo, oferece o aluguel físico de DVDs.
Durante a divulgação dos resultados, os porta-vozes anunciaram que este é o melhor momento para acelerar a transição do modelo baseado em aluguel de DVD para streaming de vídeo. Estima-se que a Netflix terá 22 milhões de assinantes de streaming até o final do terceiro trimestre, e um total de 25 milhões de clientes nos Estados Unidos.