Campanha do Comitê Paralímpico é criticada

Buscar

Campanha do Comitê Paralímpico é criticada

Buscar
Publicidade

Sem categoria

Campanha do Comitê Paralímpico é criticada

Peça retrata os atores Paulo Vilhena e Cléo Pires com deficiências físicas; público reclamada da falta de representatividade dos paratletas


24 de agosto de 2016 - 13h13

Campanha-Paralimpiada

Paulo Vilhena e Cléo Pires são embaixadores do Comitê Paralímpico Brasileiro (Crédito: Reprodução)

Atualizada às 14h58

Uma campanha feita pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o apoio da revista Vogue esteve entre os termos mais comentados nas redes sociais na manhã desta quarta-feira, 24.

Com o título de “Somos Todos Paralímpicos”, a campanha traz os atores Paulo Vilhena e Cleo Pires, embaixadores do CPB, e tem como objetivo ampliar a visibilidade dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que terão início no próximo dia 7. Nas imagens do anúncio, os atores aparecem como se tivessem, de fato, deficiências: Cléo Pires é retratada sem um dos braços e Paulo Vilhena com uma prótese na perna direita.

Para criar a peça, o Comitê contou a participação dos paratletas Bruna Alexandre, do tênis de mesa e Renato Leite, do vôlei sentado. Os esportistas, no entanto, não aparecem nas imagens da campanha e apenas tiveram seus corpos usados como moldes para a inserção da figura dos atores. A campanha criada pela agência Africa, com direção de arte de Clayton Carneiro e fotografia de André Passos. O ensaio fotográfico dos atores e a produção foram realizadas no estúdio da revista Vogue.

Criado em 2015, o time Embaixadores Paralímpicos foi uma iniciativa do Comitê Paralímpico, criada para dar mais visibilidade aos esportes e conta com a participação de diversas personalidades. Além de Cleo e Paulo Vilhena, que foram convidados neste ano a integrar a iniciativa, já fazem parte do time de embaixadores Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Emerson Fittipaldi, Flávio Canto, Luiz Severiano Ribeiro Neto, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Gustavo Kuerten, Nizan Guanaes, José Victor Oliva e Ayrton Senna (in memoriam).

Procurada pela reportagem, a Africa, junto com o Comitê Paralímpico Brasileiro, enviaram um comunicado a respeito do assunto. Veja:

“A campanha com a participação dos embaixadores do movimento paralímpico brasileiro Cleo Pires e Paulo Vilhena tem o apoio do CPB. O objetivo da campanha é chamar atenção para as pessoas com deficiência num momento em que o Brasil se aproxima dos Jogos Paralímpicos. De acordo com as estatísticas oficiais, um em cada quatro brasileiros tem algum tipo de deficiência. Mas essas pessoas ainda são, em grande maioria, invisíveis na nossa sociedade. Os atletas estão presentes em outras fotos e ficaram muito felizes em participar da campanha”.

Vogue na polêmica
Procurada pela reportagem de Meio & Mensagem, a Vogue Brasil destacou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “a concepção da campanha foi da atriz Cleo Pires, do ator Paulo Vilhena e da agência Africa, não da Vogue”.

Apesar de dizer que não participou da criação da campanha, a Vogue diz, através de sua assessoria, que apoia a causa. “A Edições Globo Condé Nast apoia qualquer campanha que estimule o comparecimento e o apoio às Paralimpíadas.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Status de compra impacta reação à publicidade, indica pesquisa

    Status de compra impacta reação à publicidade, indica pesquisa

    Pesquisa da Offerwise encomendada pelo Google revela características dos consumidores em relação a bens duráveis e outros comportamentos

  • BBB 24: Chevrolet é marca mais mencionada no terceiro mês

    BBB 24: Chevrolet é marca mais mencionada no terceiro mês

    Chevrolet, Seara, Amstel, Downy e Stone foram as marcas mais comentadas no terceiro mês do Big Brother Brasil 2024