Congresso Nacional cria comissão para avaliar fake news

Buscar

Congresso Nacional cria comissão para avaliar fake news

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Congresso Nacional cria comissão para avaliar fake news

Grupo foi criado para analisar com maior atenção diversos projetos de lei sobre o tema que trafegam na Câmara e no Senado


8 de março de 2018 - 13h50

(Crédito: reprodução)

Na última segunda-feira, 5, o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional criou uma comissão de relatoria para analisar oito projetos de lei que tramitam na Câmera e no Senado sobre o combate às notícias falsas. Os seis integrantes do grupo devem apresentar um relatório após ouvirem os autores das propostas.

A medida veio à tona em momento de questionamentos a cerca da competência do conselho em elaborar regulações e da possibilidade de aprovarem a censura de notícias na internet sem decisões judiciais. Organizações que integram a coalizão Direitos na Rede, uma rede independente em prol da defesa da internet livre e aberta no Brasil, divulgaram nota contra projetos de lei desse tipo.

“Qualquer iniciativa que traga ameaça à liberdade de imprensa será plenamente refutada por este conselho. Não cabe a nós a iniciativa de projetos de lei, mas sim o exame e a opinião sobre temas que estão em debate”, disse Murillo de Aragão, cientista político, em nota. Para Maria José Braga, uma das conselheiras, o objetivo da comissão é avaliar se há a necessidade de alterar a legislação atual para que as fake news não se tornem um fenômeno que atrapalhe a democracia e o exercício da cidadania no Brasil.

 

Crédito da foto do topo: VelhoJunior/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário