Comunicação
Cadbury retira do ar campanha considerada racista
Peça teria comparado Naomi Campbell a uma barra de chocolate, mas referência não teria sido à cor da pele
Cadbury retira do ar campanha considerada racista
BuscarCadbury retira do ar campanha considerada racista
BuscarPeça teria comparado Naomi Campbell a uma barra de chocolate, mas referência não teria sido à cor da pele
Felipe Turlao
31 de maio de 2011 - 3h58
Um anúncio criado pela Fallon para a Cadbury no Reino Unido trazia a seguinte frase: “Sai pra lá Naomi, há uma nova diva na cidade”. A peça, que divulgava o chocolate Bliss, foi acusada de racista. Segundo alegação de quem se sentiu ofendido, ela fazia uma referência à cor da pele da modelo Naomi Campbell.
Segundo a revista Campaign, pessoas próximas à campanha afirmaram que a ideia era se referir a Naomi por conta de seu estilo de diva com comportamento “birrento” – e não à raça.
Entretanto, a modelo e o grupo Operation Black Vote acreditam que a referência tinha a ver com a cor da pele. A própria mãe da modelo deu uma declaração de que Cadbury deveria se envergonhar e perceber que estamos no século XXI, e não mais nos anos 50 do século passado. Um porta-voz do Black Vote diz que a piada é “eurocêntrica” e que ela não tem graça para pessoas de pele negra.
Cadbury não teve escolha senão pedir desculpas e retirar de circulação o anúncio. “Não era nossa intenção produzir nenhuma ação de marketing que pudesse ofender qualquer setor da sociedade”, afirmou a empresa em comunicado.
A modelo promete processar a marca por conta da campanha. A peça faz parte de uma ação com 15 anúncios, que terão veiculação encerrada até o final desta semana.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: esportes e música dominam as mensagens das marcas
Havaianas chega em Paris com Sabrina Sato, enquanto Trident conta com imagens de Rita Lee e Luisa Sonza para homenagear o Rock in Rio
British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo
Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix