Cadbury retira do ar campanha considerada racista

Buscar

Cadbury retira do ar campanha considerada racista

Buscar
Publicidade

Comunicação

Cadbury retira do ar campanha considerada racista

Peça teria comparado Naomi Campbell a uma barra de chocolate, mas referência não teria sido à cor da pele


31 de maio de 2011 - 3h58

Um anúncio criado pela Fallon para a Cadbury no Reino Unido trazia a seguinte frase: “Sai pra lá Naomi, há uma nova diva na cidade”. A peça, que divulgava o chocolate Bliss, foi acusada de racista. Segundo alegação de quem se sentiu ofendido, ela fazia uma referência à cor da pele da modelo Naomi Campbell.

Segundo a revista Campaign, pessoas próximas à campanha afirmaram que a ideia era se referir a Naomi por conta de seu estilo de diva com comportamento “birrento” – e não à raça.

Entretanto, a modelo e o grupo Operation Black Vote acreditam que a referência tinha a ver com a cor da pele. A própria mãe da modelo deu uma declaração de que Cadbury deveria se envergonhar e perceber que estamos no século XXI, e não mais nos anos 50 do século passado. Um porta-voz do Black Vote diz que a piada é “eurocêntrica” e que ela não tem graça para pessoas de pele negra.

Cadbury não teve escolha senão pedir desculpas e retirar de circulação o anúncio. “Não era nossa intenção produzir nenhuma ação de marketing que pudesse ofender qualquer setor da sociedade”, afirmou a empresa em comunicado.
 
A modelo promete processar a marca por conta da campanha. A peça faz parte de uma ação com 15 anúncios, que terão veiculação encerrada até o final desta semana.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Com Omo, Vinicius Jr amplia time de parcerias publicitárias

    Com Omo, Vinicius Jr amplia time de parcerias publicitárias

    Marca da Unilever escolhe jogador para celebrar duas décadas da campanha Se Sujar Faz Bem; Clear, Nike, Gatorade são outros anunciantes a firmar parceria com o craque nos últimos dias

  • Volkswagen mantém conta de mídia global na PHD

    Volkswagen mantém conta de mídia global na PHD

    A PHD, operação do Omnicom, manteve a conta de mídia do grupo Volkswagen após participar de processo de concorrência