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Comunicação

Publicidade se esforça para atrair namorados

Uma das datas mais importantes para o comércio gera uma infinidade de campanhas, mas poucas se destacam pela criatividade e inovação


10 de junho de 2011 - 5h39

O dia dos namorados é a terceira data mais importante para a indústria e o varejo brasileiros, ficando atrás apenas do Natal e do dia das mães. Com isso, são inúmeras as campanhas publicitárias veiculadas para atrair a atenção dos namorados. Entretanto, poucas se destacam pela criatividade ou inovação. Na maioria dos casos, as ações focam promoções do comércio. Entre os campeões de presença na mídia nesta época – e de falta de criatividade – estão os shoppings.

Apesar da dificuldade de inovar em uma data que se repete todos os anos, algumas agências conseguem se diferenciar. Neste ano, a rede de lojas Renner apostou na ousadia. Sua campanha, criada pela Paim, mostra uma mulher apagando as luzes dos quartos dos filhos e correndo para os braços do marido para comemorar o dia dos namorados (leia mais aqui).

wraps

Já a C&A ressuscitou o rei do rock Elvis Presley. Por meio de uma montagem tecnológica, a DM9DDB utilizou cenas do filme Spinout, embalada pelo som da música Fever e pelo clima romântico dos anos 60 (leia mais aqui).

No comercial da marca nacional Richards, o recurso stop motion dá a graça à campanha que aproveita da trilha sonora em francês para remeter ao romantismo exigido pela data. A campanha foi criada pela house da empresa.

The Love Story from Richards on Vimeo.

Iniciativa da NovaS/B, a agência temporária Nova/batata criou um vídeo mostrando a diversidade de opções para compra de produtos e serviços que oferece o entorno do Largo da Batata.

Na onda de ajudar o público a se localizar antes de definir o que comprar, a GNova criou um comercial de 15 segundos para o GuiaMais.com, ressaltando a principal funcionalidade do site como slogan da campanha: “Os outros buscam, a gente encontra”.

Amor conectado
Aproveitando a onda tecnológica dos aplicativos, algumas empresas resolveram trilhar este caminho para atrair os pombinhos, como é o caso da ação criada pela Lov para o Magazine Luiza. O apresentador Faustão ajuda os casais a não errarem na hora de dar um presente, para isso basta escolher no folheto da rede o que quer ganhar e enviar o código do produto via SMS com o número do celular do companheiro. Quem receber a ligação ouvirá uma mensagem personalizada do apresentador.

A Suvinil lançou o aplicativo “Amizade Colorida” no Facebook, onde os internautas podem indicar o tipo de relacionamento que tem com determinado amigo, podendo ser ficantes, namorados, noivos, casados, belisco, paquera e até mesmo “tico tico no fubá”.
Ainda no Facebook, a Heineken criou o aplicativo "Beer Gloss", um brilho labial dourado, que remete à cor e ao sabor de cerveja. Desenvolvido pela agência Frito, o objetivo é atrair os internautas para os bares participantes da ação que terão o produto disponível para experimentação. A campanha conta ainda com um concurso cultural, que premiará quem tirar as melhores fotos comemorando o dia dos namorados com o Beer Gloss.

A tecnologia também dá o tom das promoções de muitos shoppings, sendo que o prêmio dominante de 2011 parece ser o iPad. É assim na rede General Shopping Brasil, detentora de 13 estabelecimentos; no Top Center, cuja campanha foi batizada de “iPad Lovers”; no Shopping Light, que recorreu ao slogan “Presente do coração, iPad na mão”; e no Suzano Shopping, cujas peças publicitárias estampam o convite “Se sua história de amor daria um livro, aqui ela vai dar um iPad”.

Uma das curiosidades das campanhas de dia dos namorados é que poucas recorreram este ano ao uso de celebridades, uma das opções mais recorrentes na publicidade nacional.

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