Agências de publicidade: 45% tiveram crescimento no 1º semestre
De acordo com nova rodada da pesquisa VanPro, para o futuro, 64% das empresas esperam que o faturamento seja melhor ou bem melhor do que o atual
Agências de publicidade: 45% tiveram crescimento no 1º semestre
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Bárbara Sacchitiello
4 de outubro de 2024 - 10h27
A mais recente edição da pesquisa VanPro, realizada pelo ecossistema Sinapro/Fenapro junto a 221 agências de publicidade do Brasil, aponta um cenário positivo para a indústria da comunicação no País neste ano.
De acordo com os dados do monitoramento, 45% das agências registraram crescimento em suas receitas nos primeiros seis meses de 2024, em comparação com o ano anterior.
Já 30% das agências de publicidade avaliadas na VanPro disseram que as receitas ficaram estáveis em comparação com o primeiro semestre de 2023. E, para 25% das agências que compuseram o monitoramento, houve queda nas receitas em comparação com o ano anterior.
Entre as agências que disseram ter obtido uma receita maior em 2024, 23% afirmaram ter crescido entre 10% e 30; já 12% ampliaram as receitas acima de 30% enquanto 10% cresceram menos de 10%.
Porém, entre as agências que sinalizaram que o primeiro semestre do ano não foi um período bom para os negócios, 10% disseram que as perdas forem superiores a 30% em comparação com o faturamento do primeiro semestre de 2023.
“A nova sondagem mostra que o cenário financeiro para as agências é diversificado, com a maioria delas crescendo, mas uma parte expressiva apontando estabilidade ou mesmo queda. São números que refletem os atuais desafios competitivos do mercado”, declarou, em comunicado, Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
Como de costume, a pesquisa VanPro também questionou as agências sobre as perspectivas sobre o futuro.
Para 64% delas, os próximos meses tendem a ser bons ou muito bons. Em janeiro, na edição anterior da pesquisa, o percentual de agências que apontavam um futuro bom ou muito bom era um pouco superior (66%).
As agências que não têm boas expectativas e que afirmam que o cenário futuro tende a ser ruim ou muito ruim, com risco até de interromperem as atividades, subiu de 5% em janeiro para 8% na rodada atual.
Já o percentual de agências que acredita que o futuro será estável, sem crescimento mas também sem perda de receitas, caiu de 27% em janeiro deste ano para 25% agora.
A pesquisa VanPro também questiona as agências sobre os principais desafios que enfrentam em seu cenário de atuação.
Em primeiro lugar, citada por 50% dos respondentes, ficou a gestão de processos e equipes, enquanto a gestão de pessoas e políticas de Recursos Humanos ficaram na segunda posição, com 44% das citações.
Outro desafio citado pelas agências foi a gestão comercial e a captação de novos clientes, citados como o principal para 38% das agências.
Aparecem, ainda, na enquete sobre os desafios, a gestão do crescimento e criação de novos negócios (36%) e a inovação tecnológica e otimização da execução (30%)
O monitoramento VanPro também procurou avaliar a adoção da tecnologia de inteligência artificial pelas agências de publicidade.
Nessa rodada, 79% das empresas avaliadas disseram que já fazem uso de recursos como ChatGPT e DALL-E em seus processos criativos. No ano passado, eram 64% as agências que diziam estar utilizando tais ferramentas.
Já 14% das agências afirmaram que pretendem implementar tais ferramentas em sua operação nos próximos seis meses.
Há, no entanto, agências que não estão animadas com as novas tecnologias: 6% das empresas avaliadas não pretendem utilizar ferramentas de automação ou qualquer plataforma de IA para seus trabalhos criativos. Na rodada anterior da pesquisa, porém, o percentual de avessos ao uso de IA era de 11%.
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