Nove ferramentas de inteligência artificial que as agências estão usando
De avatares realistas a assistentes de textos, as agências estão se voltando à inteligência artificial (IA) para diversas necessidades
Nove ferramentas de inteligência artificial que as agências estão usando
BuscarNove ferramentas de inteligência artificial que as agências estão usando
BuscarDe avatares realistas a assistentes de textos, as agências estão se voltando à inteligência artificial (IA) para diversas necessidades
Meio & Mensagem
25 de setembro de 2024 - 6h00
Por Ewan Larkin, do Ad Age
Ferramentas que transformam textos em imagens e que produzem avatares (Crédito: sikov/adobestock)
De avatares realistas a assistentes de textos, as agências estão se voltando à inteligência artificial (IA) para diversas necessidades.
Veja a seguir nove ferramentas que as agências estão experimentando hoje:
Startup apoiada pelo ator e músico Jared Leto e pela Index Ventures, a Captions permite que usuários criem e alterem vídeos. A VML tem explorado a habilidade da ferramenta em criar vídeos que parecem ter sido feitos por influenciadores, conta Brian Yamada, chief innovation officer da agência do grupo WPP.
A agência independente de mídia Noble People está testando a HeyGen, startup de IA que viabiliza a criação de avatares realistas que podem falar e traduzir suas palavras em diferentes idiomas. A empresa é avaliada em US$ 500 milhões e, recentemente, recebeu uma rodada de investimentos de US$ 60 milhões.
O recurso é utilizado pela Noble People para inserir voz em vídeos, por exemplo.
Várias agências, como Goodby Silverstein & Partners e McKinney, estão utilizando o Hugging Face, que concentra modelos open source, como o Llama 2, da Meta, e Stable Diffusion, da Stability AI.
A Weber Shandwick, do IPG, concedeu aos funcionários o acesso à Nextatlas, ferramenta de mapeamento de tendências e consumer insights. Segundo Michael Connery, vice-presidente de estratégia de IA da Weber Shandwick Futures, esse é um grande recurso para que os times confiram o teor cultural de campanhas ou encontrem inspiração quando fazem brainstorming para encontrar novas oportunidades”.
Recentemente, a Nextatlas estreou a Generate Suite, assistente de pesquisa alimentada por IA. O Omnicom e a Accenture também utilizam a ferramenta, segundo a empresa, que também trabalha com clientes como Barilla, Mondelez e Stellantis.
Uma das entrantes mais estabelecidas da lista, a Perplexity é uma plataforma de busca que agências, como Bandits & Friends e FCB, têm utilizado para desenhar estratégias e complementar pesquisas.
“A ferramenta resume dados e oferece respostas rápidas e relevantes com base em diferentes fontes. É ótimo para a estratégia e para a criatividade”, diz Andrés Ordóñez, chief creative officer (CCO) da FCB.
Em junho, a Perplexity nomeou a UM, do IPG, como sua primeria agência de mídia. A empresa acabou de lançar uma campanha com a temática do futebol, veiculada no Monday Night Football.
Sediada em Madri, na Espanha, a SpecialGuestX está utilizando a Stable Diffusion, que converte texto em imagem. Já a RPA recorreu à ferramenta para trabalhar em uma campanha para a Honda, que incluiu uma peça intitulada “Prompted by Dreams”.
Tomar notas durante as reuniões pode ser uma tarefa tediosa. A Convicts então passou a utilizar o Tacqtic para facilitar o processo, o que provocou uma diferença notável no gerenciamento do que foi discutido nas reuniões.
O Wordtune é uma ferramenta de edição que identifica o estilo dos textos das pessoas e, a partir disso, faz sugestões de acordo a fim de aprimorar o material. O app chamou a atenção da SuperHeroes, agência de Nova York.
Os funcionários da Accenture Song estão utilizando ferramentas do Writer, startup que desenvolve produtos de texto criativos. Em setembro, a Accenture investiu na plataforma, mas os termos do acordo não foram divulgados.
Um dos recursos da ferramenta, Palmyra-Vision, analisa e gera texto a partir de imagens, incluindo gráficos e tabelas.
Compartilhe
Veja também
“WPP é formado por um bando de ludistas”, diz Sorrell
Sir Martin Sorrell diz que consolidação da holding que comandou no passado lembra movimento do século 19, quando ingleses destruíram máquinários para salvar empregos
Guga Kuerten protagoniza nova fase da Senior Sistemas
Filme conta a trajetória do jogador e busca consolidar a empresa como referência tecnológica no setor