Nove ferramentas de inteligência artificial que as agências estão usando
De avatares realistas a assistentes de textos, as agências estão se voltando à inteligência artificial (IA) para diversas necessidades
Nove ferramentas de inteligência artificial que as agências estão usando
BuscarNove ferramentas de inteligência artificial que as agências estão usando
BuscarDe avatares realistas a assistentes de textos, as agências estão se voltando à inteligência artificial (IA) para diversas necessidades
Meio & Mensagem
25 de setembro de 2024 - 6h00
Por Ewan Larkin, do Ad Age
De avatares realistas a assistentes de textos, as agências estão se voltando à inteligência artificial (IA) para diversas necessidades.
Veja a seguir nove ferramentas que as agências estão experimentando hoje:
Startup apoiada pelo ator e músico Jared Leto e pela Index Ventures, a Captions permite que usuários criem e alterem vídeos. A VML tem explorado a habilidade da ferramenta em criar vídeos que parecem ter sido feitos por influenciadores, conta Brian Yamada, chief innovation officer da agência do grupo WPP.
A agência independente de mídia Noble People está testando a HeyGen, startup de IA que viabiliza a criação de avatares realistas que podem falar e traduzir suas palavras em diferentes idiomas. A empresa é avaliada em US$ 500 milhões e, recentemente, recebeu uma rodada de investimentos de US$ 60 milhões.
O recurso é utilizado pela Noble People para inserir voz em vídeos, por exemplo.
Várias agências, como Goodby Silverstein & Partners e McKinney, estão utilizando o Hugging Face, que concentra modelos open source, como o Llama 2, da Meta, e Stable Diffusion, da Stability AI.
A Weber Shandwick, do IPG, concedeu aos funcionários o acesso à Nextatlas, ferramenta de mapeamento de tendências e consumer insights. Segundo Michael Connery, vice-presidente de estratégia de IA da Weber Shandwick Futures, esse é um grande recurso para que os times confiram o teor cultural de campanhas ou encontrem inspiração quando fazem brainstorming para encontrar novas oportunidades”.
Recentemente, a Nextatlas estreou a Generate Suite, assistente de pesquisa alimentada por IA. O Omnicom e a Accenture também utilizam a ferramenta, segundo a empresa, que também trabalha com clientes como Barilla, Mondelez e Stellantis.
Uma das entrantes mais estabelecidas da lista, a Perplexity é uma plataforma de busca que agências, como Bandits & Friends e FCB, têm utilizado para desenhar estratégias e complementar pesquisas.
“A ferramenta resume dados e oferece respostas rápidas e relevantes com base em diferentes fontes. É ótimo para a estratégia e para a criatividade”, diz Andrés Ordóñez, chief creative officer (CCO) da FCB.
Em junho, a Perplexity nomeou a UM, do IPG, como sua primeria agência de mídia. A empresa acabou de lançar uma campanha com a temática do futebol, veiculada no Monday Night Football.
Sediada em Madri, na Espanha, a SpecialGuestX está utilizando a Stable Diffusion, que converte texto em imagem. Já a RPA recorreu à ferramenta para trabalhar em uma campanha para a Honda, que incluiu uma peça intitulada “Prompted by Dreams”.
Tomar notas durante as reuniões pode ser uma tarefa tediosa. A Convicts então passou a utilizar o Tacqtic para facilitar o processo, o que provocou uma diferença notável no gerenciamento do que foi discutido nas reuniões.
O Wordtune é uma ferramenta de edição que identifica o estilo dos textos das pessoas e, a partir disso, faz sugestões de acordo a fim de aprimorar o material. O app chamou a atenção da SuperHeroes, agência de Nova York.
Os funcionários da Accenture Song estão utilizando ferramentas do Writer, startup que desenvolve produtos de texto criativos. Em setembro, a Accenture investiu na plataforma, mas os termos do acordo não foram divulgados.
Um dos recursos da ferramenta, Palmyra-Vision, analisa e gera texto a partir de imagens, incluindo gráficos e tabelas.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público