
LePub desliga Felipe Cury após polêmica com Leões de Cannes
Chief creative officer deixa a agência após investigação interna sobre case para a New Balance, ganhador de três troféus no festival de 2025
2 dias atrásVideocases anabolizados ou peças criadas somente para ganhar prêmios já obrigaram a retirada de muitos Leões
Festival conclui investigação e anula premiação do case “Economia Eficiente de Energia”; paralelamente, DM9 reconhece inconsistências e devolverá também os Leões de outros dois cases: “Plastic Blood”, campanha brasileira mais premiada do ano, e “Death Gold”
Festival de criatividade terminou com a distribuição de 828 troféus, incluindo 34 Grand Prix
AlmapBBDO se mantém no primeiro lugar, enquanto Gut avança e Artplan estreia no Top 20
Além de "Economia Eficiente de Energia", para Consul, agência devolveu Leões de outros trabalhos
Ambev, Natura, Grupo Boticário e Mars comentam dinâmica criativas com suas agências
Renan Damascena
E a criatividade é o investimento mais subestimado do mercado, que, em parte, se perdeu tentando justificar relevância com números de curto prazo
Renata Gomide
Mais do que premiar ideias, o Cannes Lions deste ano reforçou a urgência de criar com intenção, escuta e conexão
Alessandra Malheiros
Balé de drones que iluminaram a baía de Cannes durante o festival não era apenas entretenimento, mas a consolidação de um formato de mídia com vantagens estratégicas e impacto emocional que gera memória coletiva
Carolina Carrasco
Mais do que premiar ideias, o festival reforça a urgência de criar com propósito, escuta e conexão
Alexandre Nogueira
Brasil em destaque e o tripé Criatividade, Eficiência e Growth como guia para marcas mais relevantes, ágeis e autênticas
Rejane Romano
Desafios, conquistas e estratégias em uma jornada onde talento, diversidade e aprendizado definem os próximos níveis
Chief creative officer deixa a agência após investigação interna sobre case para a New Balance, ganhador de três troféus no festival de 2025
2 dias atrásProfissionais analisam se novos critérios do evento irão coibir cases fantasmas e polêmicas na indústria
3 dias atrásAgência reconhece que deu dimensão maior ao que realmente aconteceu no case vencedor em Cannes
3 dias atrásAinda que políticas de inclusão do festival abram as portas, coletivos notam queda do interesse de agências e anunciantes em investimentos que apoiem o custeamento das viagens
2 semanas atrásAgência havia conquistado 2 Wood Pencil com o case “Plastic Blood”, que foi retirado da lista de premiados; demais prêmios conquistados pela agência no festival foram mantidos
2 semanas atrásProfissionais da Holanda dizem que outras agências seriam responsáveis pelo case para Hertog Jan
2 semanas atrásConfira as principais informações sobre as edições anteriores
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
10 meses atrásGut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus
1 ano atrásFestival mantém prática de premiar 3% do total de inscritos, distribui 841 troféus e consagra somente campanhas de marcas comerciais no ranking das mais premiadas de 2024 – sem nenhuma ONG, pela primeira vez, desde a pandemia
1 ano atrásBrasil terminou a edição 2023 como terceiro país mais premiado; Festival concedeu 876 Leões, repetindo prática dos últimos anos de premiar cerca de 3% do total de inscritos
2 anos atrásConheça o anunciante brasileiro que levou o prêmio máximo em Pharma, tem receita de R$ 8 bilhões e investe 8% disso em inovação
2 anos atrásDroga5 não consegue incluir o escritório de São Paulo ao lado do de Nova York como agências criativas da campanha que comemora os 150 anos do jeans 501
2 anos atrásChief Creative Officer do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Boaz Paldi comenta papel da indústria publicitária em ajudar o mundo a amenizar a crise climática e ambiental
3 anos atrásJurados consideram maior rigor do Festival como um dos motivos para a ausência do troféu principal, mas destacam o valor da criatividade nacional
3 anos atrásEm ano de protestos do Greenpeace, para convencer a publicidade a não trabalharem para empresas que produzem ou usam combustíveis fósseis, a ação nacional de melhor performance foi criada justamente para a ONG ambiental
3 anos atrásSegundo organização do festival, novas categorias refletem áreas em ascensão na indústria de comunicação
4 anos atrásApós bons desempenhos no Cannes Lions 2021, VMLY&R, Africa e AKQA ganham posições
4 anos atrásNoCMOs in the spotlight, Jane Wakely, CMO da Mars, e Melissa Grady, CMO da Cadillac, concordam que a combinação entre dados e criatividade é a força motriz das empresas
4 anos atrásO Cannes Lions 2019 distribuiu 932 troféus, cerca de 20% menos que no ano passado, e manteve a política de menor concentração de prêmios, ao contrário do que acontecia nos anos anteriores
6 anos atrásManaging partner da Sparks & Honey, Laura Chiavone avalia os cases premiados na categoria Criative Strategy
6 anos atrásPremiados com Grand Prix e Leões de Ouro em Film Craft, Industry Craft e Digital Craft reafirmam o poder da direção de arte, fotografia e cinematografia na construção de narrativas para as marcas
6 anos atrásCom menor acúmulo de Leões nas líderes do ranking do Festival de Cannes, case australiano "Palau Pledge", criado pelo brasileiro Gustavo Vampré, lidera lista global
7 anos atrásComo os departamentos criativos de Africa e Grey lidam com a nova responsabilidade trazida com o reconhecimento no Cannes Lions
7 anos atrásMoa Netto, chief creative officer da Rapp NY, avalia que a área privilegiou em 2018 ideias mais simples e bastante corajosas
7 anos atrásQueda de 4,5% no total de inscritos não inibe novo recorde de 1.471 Leões e Grand Prix concedidos, um aumento de 8% no total de prêmios em relação ao Festival do ano passado
8 anos atrásNa opinião de Hugo Rodrigues, CEO da Publicis Brasil, resultado das duas áreas aponta um dilema: não basta levantar bandeiras, é preciso ser transformador
8 anos atrásPara Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, em meio a um Festival de ideias puras e bem executadas, a área mais tradicional perde status e não apresenta ideias novas se comparada com anos anteriores
8 anos atrásO Festival Internacional de Criatividade, mais conhecido como Cannes Lions, é o principal evento global de avaliação de ações de comunicação comercial desenvolvidas para marcas. Nascido em 1954, ele foi criado pela associação de exibidores de publicidade em cinema, a Screen Advertising World Association (Sawa), mas hoje pertence à Ascential, empresa britânica de mídia business-to-business, especializada em exposições, festivais e serviços de informação. O Cannes Lions acontece todos os anos no mês de junho, sendo realizado na cidade de Cannes, no sul da França.
Além de ser o terceiro maior participante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes em número de inscrições, o Brasil é sempre um dos mais premiados, ficando, geralmente, atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Na edição de 2022 do Cannes Lions, o Brasil conquistou 70 Leões, sendo: 10 de Ouro, 24 de Prata e 36 de Bronze, o que superou a marca de 67 troféus ganhos no Cannes Lions 2021. No total, o Cannes Lions 2022 concedeu 836 troféus.
Os prêmios do Festival Internacional de Criatividade de Cannes são divididos em Grand Prix, Leões de Ouro, Leões de Prata e Leões de Bronze. Cada categoria possui um júri composto por publicitários de vários países (com preferência para países com maior número de inscrição de peças no festival), além de um presidente de júri. Paralelamente às premiações do Cannes Lions, ocorre uma programação de seminários, workshops, exposições e encontros de negócios que movimentam a indústria de comunicação, marketing e mídia, atraindo executivos de todo o mundo.
O Cannes Lions 2024 terá presença recorde de brasileiros no júri para avaliar os trabalhos inscritos no festival. Serão 36 profissionais, entre eles, Diego Machado, chief creative officer global da AKQA, e Anselmo Ramos, fundador e chairman criativo da Gut. Os profissionais presidirão, respectivamente, os júris de Innovation e Brand Experience e Activaction.
Confira aqui a lista completa de brasileiros no júri do Cannes Lions 2024, incluindo aqueles que atuam em agências e empresas de outros países.