
Cassações e devoluções: os fantasmas em Cannes
Videocases anabolizados ou peças criadas somente para ganhar prêmios causam reações negativas
2 dias atrásCreative Company of the Year
1. WPP
2. Omnicom
3. Interpublic Group
Network of the Year
1. DDB Worldwide
2. Ogilvy
3. FCB
Independent Network of the Year
1. Serviceplan Agenturgruppe
2. Rethink
3. Wieden+Kennedy
Agency of the Year
1. Publicis Conseil, Paris, France
2. Africa Creative DDB, São Paulo, Brazil
3. FCB Chicago, United States
Independent Agency of the Year
1. Serviceplan, Munich, Germany
2. Rethink, Toronto, Canada
3. Bear Meets Eagle On Fire, Sydney, Australia
Palme d’Or
1. Revolver, Australia
2. Iconoclast, United States
3. Biscuit Filmworks, United Kingdom
Creative Brand of the Year
1. AXA
2. Dove
3. Vaseline
Agency of the Year by Track
Classic: Africa Creative DDB, São Paulo, Brazil
Craft: FCB Chicago, United States
Engagement: GUT, São Paulo, Brazil
Entertainment: DAVID, New York, United States
Experience: DM9, São Paulo, Brazil
Good: Africa Creative DDB, São Paulo, Brazil
Health: Ogilvy, Shanghai, Mainland China and Ogilvy Singapore
Strategy: Ogilvy UK, London, United Kingdom
Independent Agency of the Year by Track
Classic: Serviceplan, Munich, Germany
Craft: Bear Meets Eagle On Fire, Sydney, Australia
Engagement: Rethink, Toronto, Canada
Entertainment: BigTime Creative Shop, Riyadh, Saudi Arabia
Experience: Serviceplan, Munich, Germany
Good: = L&C, New York and Serviceplan, Munich, Germany
Health: Artplan, São Paulo, Brazil
Strategy: Rethink, Toronto, Canada
Regional Network of the Year
Asia: Ogilvy
Europe: Leo
MENA: BBDO Worldwide
Latin America: DDB Worldwide
North America: FCB
Pacific: DDB Worldwide
Sub-Saharan Africa: Joe Public
The Media Network of the Year
1. OMD Worldwide
2. Mindshare
3. PHD Worldwide
Healthcare Network of the Year
1. FCB Health
2. Real Chemistry
3. Ogilvy Health
Healthcare Agency of the Year
1. AREA 23, An IPG Health Company, New York, USA
2. 21Grams
3. Ogilvy Health
Videocases anabolizados ou peças criadas somente para ganhar prêmios causam reações negativas
2 dias atrásAlmapBBDO se mantém no primeiro lugar, enquanto Gut avança e Artplan estreia no Top 20
6 dias atrásAinda que políticas de inclusão do festival abram as portas, coletivos notam queda do interesse de agências e anunciantes em investimentos que apoiem o custeamento das viagens
7 dias atrásAmbev, Natura, Grupo Boticário e Mars comentam dinâmica criativas com suas agências
7 dias atrásAgência havia conquistado 2 Wood Pencil com o case “Plastic Blood”, que foi retirado da lista de premiados; demais prêmios conquistados pela agência no festival foram mantidos
1 semana atrásFestival de criatividade terminou com a distribuição de 828 troféus, incluindo 34 Grand Prix
1 semana atrásO Festival Internacional de Criatividade, mais conhecido como Cannes Lions, é o principal evento global de avaliação de ações de comunicação comercial desenvolvidas para marcas. Nascido em 1954, ele foi criado pela associação de exibidores de publicidade em cinema, a Screen Advertising World Association (Sawa), mas hoje pertence à Ascential, empresa britânica de mídia business-to-business, especializada em exposições, festivais e serviços de informação. O Cannes Lions acontece todos os anos no mês de junho, sendo realizado na cidade de Cannes, no sul da França.
Além de ser o terceiro maior participante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes em número de inscrições, o Brasil é sempre um dos mais premiados, ficando, geralmente, atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Na edição de 2022 do Cannes Lions, o Brasil conquistou 70 Leões, sendo: 10 de Ouro, 24 de Prata e 36 de Bronze, o que superou a marca de 67 troféus ganhos no Cannes Lions 2021. No total, o Cannes Lions 2022 concedeu 836 troféus.
Os prêmios do Festival Internacional de Criatividade de Cannes são divididos em Grand Prix, Leões de Ouro, Leões de Prata e Leões de Bronze. Cada categoria possui um júri composto por publicitários de vários países (com preferência para países com maior número de inscrição de peças no festival), além de um presidente de júri. Paralelamente às premiações do Cannes Lions, ocorre uma programação de seminários, workshops, exposições e encontros de negócios que movimentam a indústria de comunicação, marketing e mídia, atraindo executivos de todo o mundo.
O Cannes Lions 2024 terá presença recorde de brasileiros no júri para avaliar os trabalhos inscritos no festival. Serão 36 profissionais, entre eles, Diego Machado, chief creative officer global da AKQA, e Anselmo Ramos, fundador e chairman criativo da Gut. Os profissionais presidirão, respectivamente, os júris de Innovation e Brand Experience e Activaction.
Confira aqui a lista completa de brasileiros no júri do Cannes Lions 2024, incluindo aqueles que atuam em agências e empresas de outros países.