
Em Cannes, é preciso jogar com o regulamento na mão
Não basta ter a grande ideia, entender os inúmeros meandros dos bastidores do festival e seu caro e complexo processo de inscrições é fundamental para chegar ao pódio
Título | Agência | Anunciante |
Grand Prix | ||
PIÑATEX | L&C New York | DOLE SUNSHINE COMPANY + ANANAS ANAM |
Não basta ter a grande ideia, entender os inúmeros meandros dos bastidores do festival e seu caro e complexo processo de inscrições é fundamental para chegar ao pódio
Representantes brasileiros já conquistaram 20 medalhas no programa que tem a premissa de formar e projetar a carreira de jovens profissionais da indústria publicitária
Agência tem 48 chances de Leões das 228 somadas pelo Brasil nas 20 competições do Cannes Lions que divulgaram seus shortlists até este domingo
O Festival Internacional de Criatividade, mais conhecido como Cannes Lions, é o principal evento global de avaliação de ações de comunicação comercial desenvolvidas para marcas. Nascido em 1954, ele foi criado pela associação de exibidores de publicidade em cinema, a Screen Advertising World Association (Sawa), mas hoje pertence à Ascential, empresa britânica de mídia business-to-business, especializada em exposições, festivais e serviços de informação. O Cannes Lions acontece todos os anos no mês de junho, sendo realizado na cidade de Cannes, no sul da França.
Além de ser o terceiro maior participante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes em número de inscrições, o Brasil é sempre um dos mais premiados, ficando, geralmente, atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Na edição de 2022 do Cannes Lions, o Brasil conquistou 70 Leões, sendo: 10 de Ouro, 24 de Prata e 36 de Bronze, o que superou a marca de 67 troféus ganhos no Cannes Lions 2021. No total, o Cannes Lions 2022 concedeu 836 troféus.
Os prêmios do Festival Internacional de Criatividade de Cannes são divididos em Grand Prix, Leões de Ouro, Leões de Prata e Leões de Bronze. Cada categoria possui um júri composto por publicitários de vários países (com preferência para países com maior número de inscrição de peças no festival), além de um presidente de júri. Paralelamente às premiações do Cannes Lions, ocorre uma programação de seminários, workshops, exposições e encontros de negócios que movimentam a indústria de comunicação, marketing e mídia, atraindo executivos de todo o mundo.
O Cannes Lions 2024 terá presença recorde de brasileiros no júri para avaliar os trabalhos inscritos no festival. Serão 36 profissionais, entre eles, Diego Machado, chief creative officer global da AKQA, e Anselmo Ramos, fundador e chairman criativo da Gut. Os profissionais presidirão, respectivamente, os júris de Innovation e Brand Experience e Activaction.
Confira aqui a lista completa de brasileiros no júri do Cannes Lions 2024, incluindo aqueles que atuam em agências e empresas de outros países.