
Cassações e devoluções: os fantasmas em Cannes
Videocases anabolizados ou peças criadas somente para ganhar prêmios causam reações negativas
2 dias atrásO desempenho do Brasil na edição de 2025 do Cannes Lions mudou após o festival anunciar, nesta sexta-feira, 27, a decisão de cassar o Grand Prix e 1 Leão de Bronze entregues à DM9 por manipulação e inconsistência.
Paralelamente, a DM9 também comunicou que, por iniciativa própria e após ter promovido investigação interna, pediu a retirada de outros dois trabalhos que haviam sido premiados pelo Festival: “Plastic Blood” e “Death Gold”.
Ao todo, a DM9 perde 12 Leões conquistaods no Cannes Lions 2025: 1 GP e 1 Bronze de “Economia Eficiente de Energia”; 3 Ouros, 3 Pratas e 2 Bronzes de “Plastic Blood”; e 1 Prata e 1 Bronze de “Death Gold”.
Com as perdas de DM9, a conta final do Brasil muda. O País havia encerrado o Cannes Lions com 107 troféus, o que incluía o impressionante recorde de 6 Grand Prix, o terceiro Titanium do mercado nacional e, ainda, 18 Ouros, 35 Pratas e 47 Bronzes, somando a melhor performance da história da participação brasileira no evento.
Agora, o total de Leões do Brasil em Cannes cai para 95, sendo 5 Grand Prix, 1 Titanium, 15 Ouros, 31 Pratas e 43 Bronzes.
No ranking de agências, a DM9 cai da segunda para a quinta colocação, e a Gut assume a vice-liderança.
Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix e Titanium Lion, 15 pontos por cada Ouro, 7 pontos por Prata e 3 pontos por Bronze
Videocases anabolizados ou peças criadas somente para ganhar prêmios causam reações negativas
2 dias atrásAlmapBBDO se mantém no primeiro lugar, enquanto Gut avança e Artplan estreia no Top 20
6 dias atrásAinda que políticas de inclusão do festival abram as portas, coletivos notam queda do interesse de agências e anunciantes em investimentos que apoiem o custeamento das viagens
7 dias atrásAmbev, Natura, Grupo Boticário e Mars comentam dinâmica criativas com suas agências
7 dias atrásAgência havia conquistado 2 Wood Pencil com o case “Plastic Blood”, que foi retirado da lista de premiados; demais prêmios conquistados pela agência no festival foram mantidos
1 semana atrásFestival de criatividade terminou com a distribuição de 828 troféus, incluindo 34 Grand Prix
1 semana atrásO Festival Internacional de Criatividade, mais conhecido como Cannes Lions, é o principal evento global de avaliação de ações de comunicação comercial desenvolvidas para marcas. Nascido em 1954, ele foi criado pela associação de exibidores de publicidade em cinema, a Screen Advertising World Association (Sawa), mas hoje pertence à Ascential, empresa britânica de mídia business-to-business, especializada em exposições, festivais e serviços de informação. O Cannes Lions acontece todos os anos no mês de junho, sendo realizado na cidade de Cannes, no sul da França.
Além de ser o terceiro maior participante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes em número de inscrições, o Brasil é sempre um dos mais premiados, ficando, geralmente, atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Na edição de 2022 do Cannes Lions, o Brasil conquistou 70 Leões, sendo: 10 de Ouro, 24 de Prata e 36 de Bronze, o que superou a marca de 67 troféus ganhos no Cannes Lions 2021. No total, o Cannes Lions 2022 concedeu 836 troféus.
Os prêmios do Festival Internacional de Criatividade de Cannes são divididos em Grand Prix, Leões de Ouro, Leões de Prata e Leões de Bronze. Cada categoria possui um júri composto por publicitários de vários países (com preferência para países com maior número de inscrição de peças no festival), além de um presidente de júri. Paralelamente às premiações do Cannes Lions, ocorre uma programação de seminários, workshops, exposições e encontros de negócios que movimentam a indústria de comunicação, marketing e mídia, atraindo executivos de todo o mundo.
O Cannes Lions 2024 terá presença recorde de brasileiros no júri para avaliar os trabalhos inscritos no festival. Serão 36 profissionais, entre eles, Diego Machado, chief creative officer global da AKQA, e Anselmo Ramos, fundador e chairman criativo da Gut. Os profissionais presidirão, respectivamente, os júris de Innovation e Brand Experience e Activaction.
Confira aqui a lista completa de brasileiros no júri do Cannes Lions 2024, incluindo aqueles que atuam em agências e empresas de outros países.