Cannes Lions terá novo prêmio e atualizações em 2026
Premiação terá Leão para marcas e também reformula o Creative Data Lions , introduzindo a subcategoria AI Craft

Cannes Lions 2026 terá um novo prêmio: o Creative Brand Lion (Crédito: Shutterstock)
Antes da abertura das inscrições para a edição de 2026, que começará em 15 de janeiro, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que acontecerá de 22 a 26 de junho do próximo ano, anuncia um novo prêmio: o Creative Brand Lion.
O novo Leão reconhecerá marcas que estão construindo sistemas, culturas e capacidades que tornam o marketing criativo “inevitável e replicável”. Em nota, Simon Cook, CEO do Lions, destacou ainda que a premiação celebra práticas que transformam o potencial criativo em impacto comercial duradouro.
“Há 70 anos, reconhecemos os trabalhos e resultados criativos que geram demanda para marcas em todo o mundo. Mas, em 2026, faremos uma pergunta diferente: quais são os inputs que tornam possíveis essas ideias inovadoras desde o início?”, complementou o executivo.
Para 2026, Cannes Lions também anuncia algumas mudanças. A primeira é que, para refletir como o papel dos dados evoluiu, o Creative Data Lions será reformulado. Os cases inscritos deverão mostrar como os dados foram essenciais tanto para a ideia central quanto para seu impacto mensurável nos negócios.
A premiação ainda introduz a subcategoria AI Craft, que reconhecerá trabalhos que unem criatividade humana e a inteligência artificial para criar ideias que não poderiam alcançar sozinhas.
Além disso, acompanhando a evolução do retail media, Cannes Lions introduz subcategorias no Creative Strategy e no Creative Data Lions visando refletir a amplitude da inovação nesse segmento.
