Alexandre Zaghi Lemos
17 de julho de 2023 - 17h19
Com os Leões conquistados em 2023 por campanhas como “Never done evolving feat Serena”, a AKQA subiu da 12ª para a 9ª posição no ranking histórico de Cannes (Crédito: Divulgação)
Na melhor performance desde 2018, o Brasil encerrou sua participação na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes com 92 troféus, sendo 2 Grand Prix, 1 Titanium Lion, 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes. Com esse desempenho, país preserva seu posto histórico dos últimos anos, como terceiro mais premiado, atrás apenas dos Estados Unidos (15 Grand Prix, 2 Titanium Lions, 36 Leões de Ouro, 79 de Prata e 109 de Bronze) e do Reino Unido (5 Grand Prix, 23 Leões de Ouro, 28 de Prata e 37 de Bronze). No total, o festival concedeu 876 Leões, repetindo a prática dos últimos anos de premiar cerca de 3% do total de inscritos.
Consolidado por Meio & Mensagem e atualizado a toda edição, o ranking das agências brasileiras mais premiadas na história do Cannes Lions teve duas alterações mais relevantes após a adição dos Leões de 2023: a AKQA subiu da 12ª para a 9ª posição, e a entrada da Gut para o top 20.
Os cinco primeiros lugares são os mesmos do ano passado, mas com as novidades do retorno da DM9, após o Omnicom voltar a usar a marca da agência no Brasil no ano passado, e a entrada da Africa Creative no grupo das que somam mais de 100 Leões na história do festival. A Almap agora tem 260 troféus, a Ogilvy soma 158, a DM9 totaliza 137, a VMLY&R aumenta sua coleção para 121 e a Africa Creative sobe para 111.
Entretanto, as posições das agências no ranking histórico não consideram o total de Leões. Meio & Mensagem atribui a cada troféu o peso oficial usado pelo festival — afinal, ganhar um Grand Prix é mais importante que receber um Leão de Bronze. São considerados os pesos oficiais do Cannes Lions, de 35 pontos para Grand Prix de Titanium e de Creative Effectiveness, 30 pontos para os demais Grand Prix e para os Titanium Lions, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.
*Obedecendo os pesos oficiais atuais do Cannes Lions: 30 pontos para cada Grand Prix (35 para o Grand Prix de Titanium), 30 pontos para cada Titanium Lion, 15 para cada Ouro, 7 para cada Prata e 3 para cada Bronze. Creative Effectiveness Lions e Innovation Lions foram incluídos na lista dos Ouros. Para a Ogilvy foram considerados os prêmios ganhos pela Standard Ogilvy & Mather e também os conquistados como Ogilvy Interactive e OgilvyOne. Nos prêmios da DM9 não estão incluídos os três Leões conquistados entre 1983 e 1985, quando a agência era comandada por Duda Mendonça, antes da venda para Nizan Guanaes e Guga Valente, e nem os atribuídos à DM9Rio e à DM9Sul; após a marca ser descontinuada em 2018, voltou a ser usada em 2022. No cômputo da VMLY&R, estão considerados os prêmios conquistados até 2019 pela Y&R, menos os dois Leões de 1997 da Fischer Justus Y&R – computados para a Fischer. Para a FCB, foram somados prêmios da época em que a agência usava a marca Giovanni. Para a Wunderman Thompson, foram considerados os prêmios conquistados anteriormente pela J. Walter Thompson e pela Wunderman. No cômputo da Leo Burnett Tailor Made, estão incluídas as conquistas da multinacional antes da mudança de nome, em 2011. No caso da Grey, não entraram na conta os dois Bronzes de 2007 e 2009 da Matos Grey e da G2. Para a Publicis, foram computados os Leões da Publicis Salles Norton, após a fusão de 2003. Na conta da W/Brasil, estão considerados os prêmios da W/GGK.