Gente

Cofundador e CEO da Ideal, Ricardo Cesar deixa operação

De saída da agência controlada pelo WPP, profissional torna-se sócio da São Pedro Capital, de Alex Dias

i 10 de fevereiro de 2026 - 16h00

Ricardo Cesar

Depois de 19 anos à frente da Ideal, Ricardo Cesar entra para a sociedade da gestora de investimentos São Pedro Capital, de Alex Dias (Crédito: Divulgação)

Ricardo Cesar está de saída da Ideal, agência de relações públicas do WPP da qual é CEO e cofundador.

Ele está indo para a São Pedro Capital, gestora de investimentos de Alex Dias (ex-presidente do Google no Brasil e investidor de empresas como Eletromidia e Enjoei), da qual será sócio e ajudará a administrar o portfólio de empresas investidas.

Com o movimento, Cesar encerra dois ciclos simultâneos: deixa a empresa que fundou ao lado de Eduardo Vieira há 19 anos e despede-se do WPP, depois de 11 anos.

A Ideal iniciou operações em 2007 com a proposta de levar atributos de uma cultura digital em ascensão para o universo da assessoria de imprensa e das relações públicas. O Google foi o cliente inaugural da agência, que logo ampliou a carteira de clientes com outras empresas nativas digitais, como Facebook e Spotify.

Quando completou oito anos em atividade, em 2015, a Ideal foi comprada pelo WPP, que se tornou acionista majoritária. Com a transação, a holding reforçou a atuação da Hill + Knowlton Strategies, uma de suas redes globais de PR. A Ideal passou a se chamar H+K Strategies e a ConceptPR (uma segunda operação da Ideal, hoje extinta, incorporada, na época, pela OgilvyPR).

As duas operações passaram a formar o Grupo Ideal , que manteve-se sob o comando de Cesar e Vieira que, em 2021, deixou suas funções executivas para assumir a posição de chief marketing, communications and corporate affairs Latam do SoftBank.

Em janeiro de 2024, o WPP promoveu a fusão da Hill + Knowlton com a BCW e, em maio daquele ano, uniu a Ideal à Axicom outra rede de PR global. Dali em diante, Cesar seguiu à frente da Ideal Axicom no Brasil e na América Latina, e passou a ocupar cadeira no Conselho Global da Axicom.

No mercado brasileiro, a Ideal Axicom é formada por uma equipe de cerca de 300 pessoas e, em 2024, faturou cerca R$ 100 milhões, segundo edição 2025 do Anuário da Comunicação Corporativa, realizado pela Mega Brasil. Contas de empresas como Elly Lilly (fabricante do Mounjaro), Airbnb, BHP, Uber, Faber-Castell, Embraer e Nike compõem o portfólio de aproximadamente 60 clientes da agência.