Cannes Lions

LePub desliga Felipe Cury após polêmica com Leões de Cannes

Chief creative officer deixa a agência após investigação interna sobre case para a New Balance, ganhador de três troféus no festival de 2025

i 10 de julho de 2025 - 18h03

Felipe Cury

Felipe Cury deixa o cargo de CCO da LePub após questionamentos a videocase que conquistou três Leões em Cannes

A Le Pub decidiu desligar o chief creative officer Felipe Cury, apurou a reportagem de Meio & Mensagem.

A saída é decorrência da investigação interna feita pela agência após questionamentos a informações inverídicas incluídas no videocase que apresentou aos júris do Cannes Lions o projeto “Followers Store”, criado para a New Balance, e vencedor de três Leões: uma Prata em Direct e dois Bronzes, um em Brand Experience & Activaction e outro em Outdoor.

O comunicado oficial da agência não menciona o desligamento do profissional: “Após uma investigação minuciosa, constatamos que o caso em questão, envolvendo a LePub São Paulo, ficou aquém dos nossos altos padrões. Tomamos medidas disciplinares rigorosas em relação aos responsáveis. Na LePub, construímos nossa reputação com base na entrega de trabalhos autênticos para clientes de destaque e estamos comprometidos em continuar fazendo isso”.

Crise de reputação
Apesar de diversas denúncias de inconsistência em informações de videocases, o Cannes Lions cassou troféus de apenas um premiado: “Consumo Eficiente de Energia”, da DM9 para Consul, da Whirlpool, vencedor do Grand Prix de Creative Data e mais um Leão de Bronze. O videocase impressionou pelo uso de inteligência artificial para falsificar imagens e vozes de uma reportagem da CNN Brasil e uma apresentação do TED Talks.

Assim como fez a LePub, a DM9 também decidiu pelo desligamento do CCO, Icaro Doria, que seria o responsável por “uma série de falhas na produção e no envio do videocase” e reconheceu que outros dois cases “apresentam inconsistências graves relacionadas à veracidade ou legitimidade”: “Plastic Blood”, para a OKA Biotech, que havia sido a campanha brasileira mais premiada do ano, e “Death Gold”, para a Urihi Yanomami. No fim das contas, devolveu 12 Leões.

45 mil camisas
A controvérsia envolvendo o case da LePub foi motivada por dados incluídos no videocase projeto “Followers Store”. O vídeo mostra como a marca, por meio de tecnologia de geolocalização, teria criado uma pré-venda de uma camisa especial do São Paulo Futebol Clube aos seus torcedores.

De acordo com a peça apresentada aos júris do Cannes Lions, New Balance e Le Pub teriam criado uma venda especial, via aplicativo, para torcedores que acompanharam o ônibus do São Paulo, do Centro de Treinamento, na Barra Funda, até o estádio do Morumbis. A partida em questão, válida pelo Campeonato Brasileiro, aconteceu em 11 de agosto do ano passado, contra o Atlético Goianiense.

Segundo o argumento do case, os torcedores muitas vezes não conseguem comprar as camisas oficiais do clube, já que elas acabam se esgotando, muitas vezes, assim que as vendas iniciam. A ideia, então, era detectar, pela localização, os torcedores que estavam acompanhando o time do São Paulo pelas ruas, oferecendo apenas a esse grupo a venda antecipada do novo modelo da camisa, da New Balance.

O videocase afirmava que 45 mil camisas foram vendidas na ação. Porém, postagens da New Balance, da época, comunicavam apenas que os torcedores receberiam um ‘spoiler’ da nova camisa, sem mencionar a pré-venda.

Na época, à reportagem de Meio & Mensagem, a New Balance afirmou não ter tido ciência e nem aprovação do trabalho de publicidade feito pela agência. A fabricante de material esportivo diz, ainda, que não trabalha mais com a Le Pub. Veja o comunicado abaixo:

“A New Balance informa que todos os materiais relativos à inscrição foram feitos pela Le Pub, sem ciência ou aprovação da marca. Não validamos o material levado ao evento e informamos que não trabalhamos mais com a agência”.

Já a Le Pub isentou o anunciante de responsabilidade sobre o case e diz que está promovendo uma investigação rigorosa para apurar o caso. Veja:

“Temos zero tolerância para esse tipo de situação e iniciamos uma investigação rápida e rigorosa para tomar as medidas disciplinares necessárias. Na LePub, construímos nossa reputação junto aos clientes com trabalhos reais e impactantes, e estamos comprometidos em manter esses valores no mais alto padrão.”