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Le Pub e New Balance também enfrentam polêmica no Cannes Lions

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16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Cannes

Le Pub e New Balance também enfrentam polêmica no Cannes Lions

Case “Followers Store”, que propôs a pré-venda de camisas do São Paulo FC, tem dados questionados; marca se exime de reponsabilidade e agência promete investigação


27 de junho de 2025 - 19h26

Le Pub Cannes

(Crédito: Reprodução)

A Le Pub vem sendo questionada por supostas irregularidades apresentadas no trabalho “Followers Store”, criado para a New Balance, e vencedor de Prata em Direct e Bronzes em Brand Experience & Activaction e Outdoor na edição de 2025 do Cannes Lions.

Nesta sexta-feira, 27, a organização do Cannes Lions anunciou a cassação de 2 troféus brasileiros (incluindo um Grand Prix) entregues a DM9 por irregularidades e manipulação no videocase. E a agência, por decisão própria, comunicou que devolverá os troféus de outros dois cases por ter encontrados outras irregularidades.

No caso da Le Pub, as incoerências foram apontadas inicialmente pelo jornalista Demetrio Vecchioli, especializado na cobertura do universo esportivo.

O case mostrava como a marca, por meio de tecnologia de geolocalização, teria criado uma pré-venda de uma camisa especial do São Paulo Futebol Clube aos seus torcedores.

De acordo com a peça apresentada aoos júris do Cannes Lions, New Balance e Le Pub teriam criado uma venda especial, via aplicativo, para torcedores que acompanharam o ônibus do São Paulo, do Centro de Treinamento, na Barra Funda, até o estádio do Morumbis. A partida em questão, válida pelo Campeonato Brasileiro, aconteceu em 11 de agosto do ano passado, contra o Atlético Goianiense.

Segundo o argumento do case, os torcedores muitas vezes não conseguem comprar as camisas oficiais do clube, já que elas acabam se esgotando, muitas vezes, assim que as vendas iniciam. A ideia, então, era detectar, pela localização, os torcedores que estavam acompanhando o time do São Paulo pelas ruas, oferecendo apenas a esse grupo a venda antecipada do novo modelo da camisa, da New Balance. Veja o case abaixo:

Na apuração do jornalista, contudo, as informações prestadas pela agência do Publicis Groupe aos jurados de Cannes não condizem com a realidade. O videocase afirmava que 45 mil camisas foram vendidas na ação. Porém, postagens da New Balance, da época, comunicavam apenas que os torcedores receberiam um ‘spoiler’ da nova camisa, sem mencionar a pré-venda.

Outro tópico apontado pelo jornalista é de que o público presente no estádio do Morumbis, naquele jogo, teria sido de 46,6 mil pessoas. As camisas, portanto, teriam de ter sido compradas por praticamente todos os presentes no estádio. O videocase, ainda, teria mostrado uma repercussão da ação em uma reportagem da FoxSports, canal que deixou de operar no Brasil em 2022.

O que dizem Le Pub e New Balance

Procuradas pela reportagem, a New Balance afirmou não ter tido ciência e nem aprovação do trabalho de publicidade feito pela agência. A fabricante de material esportivo diz, ainda, que não trabalha mais com a Le Pub. Veja o comunicado abaixo:

“A New Balance informa que todos os materiais relativos à inscrição foram feitos pela Le Pub, sem ciência ou aprovação da marca. Não validamos o material levado ao evento e informamos que não trabalhamos mais com a agência”.

Já a Le Pub isentou o anunciante de responsabilidade sobre o case e diz que está promovendo uma investigação rigorosa para apurar o caso. Veja:

“Temos zero tolerância para esse tipo de situação e iniciamos uma investigação rápida e rigorosa para tomar as medidas disciplinares necessárias. Na LePub, construímos nossa reputação junto aos clientes com trabalhos reais e impactantes, e estamos comprometidos em manter esses valores no mais alto padrão.”

New Balance, Le Pub e São Paulo

A New Balance teve um histórico recente de premiação com a Le Pub. Em maio, outro case criado pela agência, também envolvendo o São Paulo, conquistou um dos prêmios mais importantes do One Show, o Best of Discipline, pelo trabalho “The Haviest Jersey” (“A Camisa mais Pesada do Brasil”).

A peça brincava com o histórico de títulos do clube paulista ao apresentar a imagem da nova camisa do time. Ao tentar fazer o download, porém, o usuário receberia a informação que era impossível baixar a imagem por conta do ‘peso’ que ela carregava ao reunir todas as glórias do tricolor.

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