Cannes Lions

Após Brasil, França será o País do ano no Cannes Lions

Festival Internacional de Criatividade reconhece o país na segunda edição da homenagem especial

i 18 de fevereiro de 2026 - 6h00

Cannes França

(Crédito: Shutterstock)

Depois de escolher o Brasil, em 2025, como o Creative Country of The Year, na primeira edição da homenagem especial que celebra os talentos criativos de diferentes mercados, a organização do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions agora reconhecerá a França, país que recebe o evento, com o troféu especial.

De acordo com o Festival, a escolha da França reflete a longa dedicação do país europeu à criatividade não apenas na publicidade, mas também na moda, artesanato, tecnologia, comércio e cultura, bem como a influência desses movimentos para a sociedade global.

Para celebrar a França, o Cannes Lions terá, em sua programação, mostras criativas e eventos franceses, bem como palestras e ativações lideradas por profissionais do país.

Haverá, ainda, um evento de networking para aproximar a comunidade francesa das demais delegações do festival.

Em comunicado, Simon Cook, CEO do Lions, declarou que a França é um país com uma produção criativa excepcional e que seu rico patrimônio criativo e o excelente desempenho no Cannes Lions refletem uma nação que entende que a criatividade é um ativo econômico estratégico capaz de impulsionar o progresso.

“Desde 2020, o governo francês investiu € 10 bilhões em financiamento para mais de 20 mil empresas criativas, e suas indústrias culturais e criativas geram € 92 bilhões em receita anual. No cenário global do Cannes Lions, a França tem figurado consistentemente entre os 10 países com melhor desempenho, tendo alcançado o 4º lugar no ano passado. Cannes é a sede permanente do Festival desde 1984, e o espírito dessa cultura e criatividade tão especiais está intrinsecamente ligado ao Cannes Lions”, declarou Cook.

Também em comunicado, o prefeito de Cannes, David Lisnard, declarou que o reconhecimento é especial à cidade, por conta da ligação com o festival de criatividade e também pelo ecossistema criativo que ele ajudou a promover.

“O DNA criativo da França também está no centro do ‘France 2030’, um importante plano nacional de investimentos concebido para ajudar a França a reduzir seu déficit industrial, posicionando o país na vanguarda da produção de conteúdo cultural e criativo e de tecnologias imersivas. Ser nomeado País Criativo do Ano é uma enorme prova da dedicação inabalável da França em aproveitar a criatividade como catalisadora do progresso”, completou o prefeito.