Assinar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Leões - Prêmios Especiais

Prêmios concedidos as partir da performance das empresas no Cannes Lions 2018: Agency of the Year 1ª Adam&EveDDB 2ª AMVBBDO 3ª BBDO New York Independent Agency of the Year 1ª Jung von Matt 2ª Droga5 NY 3ª Wieden+Kennedy London Network of the Year 1ª BBDO Worldwide 2ª Ogilvy 3ª DDB Worldwide Holding Company of the Year 1ª Omnicom 2ª WPP 3ª Interpublic Palme d’Or (produtora do ano) 1ª MJZ 2ª Revolver / Will O’Rourke (Australia) 3ª The Corner Shop (EUA) Grand Prix for Good / Cannes Lions "Project revoice", da BWM Dentsu Sydney para The Als Association O prêmio destaca o melhor trabalho realizado para organizações sem fins lucrativos ou para serviços públicos, que são inelegíveis aos demais Grand Prix do Cannes Lions. Grand Prix for Good / Lions Health “Blind to Speak”, da TBWAIndia, de Mumbai, para Asha Ek Hope Foundation O prêmio destaca o melhor trabalho realizado para organizações sem fins lucrativos ou para serviços públicos entre os concorrentes nas duas áreas do Lions Health (Health & Wellness e Pharma). Healthcare Agency of the Year 1ª Havas Lynx 2ª Area 23 3ª Langland Healthcare Network of the Year 1ª FCB Health 2ª Havas Health 3ª Publicis Health Media Network of the Year 1ª Mediacom 2ª OMD Worldwide 3ª Mindshare Homenagens escolhidas pela organização do festival e previamente anunciadas: Leão de São Marcos Pela primeira vez, será entregue a duas pessoas: os irmãos indianos Piyush Pandey, diretor criativo da Ogilvy na Asia, e Prasoon Pandey, cineasta (leia mais aqui). Voltado a profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da criatividade na comunicação durante sua carreira. Introduzido em 2011, o prêmio já foi concedido a David Droga (Droga5, em 2017), Marcello Serpa (ex-sócio da AlmapBBDO, em 2016), Bob Greenberg (R/GA, em 2015), Joe Pytka (diretor, em 2014), Lee Clow (Media Arts Lab, em 2013), Dan Wieden (W+K, em 2012) e John Hegarty (BBH, em 2011). Creative Marketer of the Year Google, vencedor de 127 Leões na história do festival, incluindo Grand Prix para as campanhas NYT VR, Google Deepmind Alphago, Google Cardboard, Google Voice Search e Hilltop reimaginado para a Coca-Cola. Lorraine Twohill, CMO do Google, receberá o prêmio na cerimônia de encerramento do festival, dia 22 de junho (leia mais aqui). O prêmio existe desde 1992 e já foi entregue para empresas como Burger King (2017), Samsung (2016), McDonald´s (2014), Coca-Cola (2013), Mars (2012), Ikea (2011), Unilever (2010), Volkswagen, P&G, Honda e Adidas, entre outros. Apenas Nike (2003 e 1994) e Heineken (2015 e 1995) receberam duas vezes. Media Brand of the Year Spotify, plataforma de música que ganhou cinco Leões no ano passado. O prêmio especial será entregue no dia 20 ao CEO Daniel Ek (leia mais aqui). Entregue desde 1999, o prêmio era chamado até o ano passado de Media Person of the Year e já foi entregue, entre outros, a Silvio Berlusconi (1999), Steve Ballmer (Microsoft, em 2008), Mark Zuckerberg (Facebook, em 2010), Eric Schmidt (Google, em 2011), Jack Dorsey (Twitter, em 2012), Salar Kamangar (YouTube, em 2013), Richard Pelpler (HBO, em 2014), Sy Lau (ITS Online Media Group e Tencent, em 2015), Shane Smith (Vice Media, em 2016) e Lucian Grainge (Universal Music Group, em 2017). Cannes LionHeart Paul Polman, CEO da Unilever, em reconhecimento a seu comprometimento em levar a sustentabilidade ao centro das operações da companhia. O executivo assumiu como CEO da Unilever em 2009 e desde então, afirma a organização do Cannes Lions, liderou um plano ambicioso de dissociar seu crescimento em bens de consumo de um impacto ambiental significativo e aumentar seu impacto social positivo por meio do Sustainable Living Plan (leia mais aqui) Homenagem que estreou em 2015 e é dedicada a alguém cujo pensamento inovador sobre o uso da força das marcas comerciais tenha feito diferença positiva para as pessoas e o planeta. Em 2015, foi concedido a Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e presidente do The Climate Reality Project. Em 2016, o homenageado foi Blake Mycoskie, criador da marca de calçados TOMS, sigla em inglês de Shoes for Better Tomorrows. E, no ano passado, foi entregue a Richard Curtis, fundador do Project Everyone, co-fundador e vice-presidente da Comic Relief, homenageado também pelo envolvimento em iniciativas de caridade que incluem Red Nose Day e a campanha Make Poverty History.

Patrocínio

Cobertura 2023

O que é o Cannes Lions?

O Festival Internacional de Criatividade, mais conhecido como Cannes Lions, é o principal evento global de avaliação de ações de comunicação comercial desenvolvidas para marcas. Nascido em 1954, ele foi criado pela associação de exibidores de publicidade em cinema, a Screen Advertising World Association (Sawa), mas hoje pertence à Ascential, empresa britânica de mídia business-to-business, especializada em exposições, festivais e serviços de informação. O Cannes Lions acontece todos os anos no mês de junho, sendo realizado na cidade de Cannes, no sul da França.

Brasil no Festival Cannes Lions

Além de ser o terceiro maior participante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes em número de inscrições, o Brasil é sempre um dos mais premiados, ficando, geralmente, atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Na edição de 2022 do Cannes Lions, o Brasil conquistou 70 Leões, sendo: 10 de Ouro, 24 de Prata e 36 de Bronze, o que superou a marca de 67 troféus ganhos no Cannes Lions 2021. No total, o Cannes Lions 2022 concedeu 836 troféus.

Como funciona a premiação do Festival de Publicidade de Cannes?

Os prêmios do Festival Internacional de Criatividade de Cannes são divididos em Grand Prix, Leões de Ouro, Leões de Prata e Leões de Bronze. Cada categoria possui um júri composto por publicitários de vários países (com preferência para países com maior número de inscrição de peças no festival), além de um presidente de júri. Paralelamente às premiações do Cannes Lions, ocorre uma programação de seminários, workshops, exposições e encontros de negócios que movimentam a indústria de comunicação, marketing e mídia, atraindo executivos de todo o mundo.

Quem são os brasileiros no júri do Cannes Lions 2024?

O Cannes Lions 2024 terá presença recorde de brasileiros no júri para avaliar os trabalhos inscritos no festival. Serão 36 profissionais, entre eles, Diego Machado, chief creative officer global da AKQA, e Anselmo Ramos, fundador e chairman criativo da Gut. Os profissionais presidirão, respectivamente, os júris de Innovation e Brand Experience e Activaction.

Confira aqui a lista completa de brasileiros no júri do Cannes Lions 2024, incluindo aqueles que atuam em agências e empresas de outros países.