Mars e Cadillac: dados e criatividade impulsionam o crescimento
NoCMOs in the spotlight, Jane Wakely, CMO da Mars, e Melissa Grady, CMO da Cadillac, concordam que a combinação entre dados e criatividade é a força motriz das empresas
Mars e Cadillac: dados e criatividade impulsionam o crescimento
BuscarNoCMOs in the spotlight, Jane Wakely, CMO da Mars, e Melissa Grady, CMO da Cadillac, concordam que a combinação entre dados e criatividade é a força motriz das empresas
Amanda Schnaider
29 de junho de 2021 - 20h45
Em mais um painel “CMOs in the spotlight”, Alex Kelleher, global chief marketing officer da Deloitte Digital, conduziu uma conversa entre Jane Wakely, CMO da Mars Incorporated e Melissa Grady, CMO da Cadillac, sobre como a criatividade e os dados podem fomentar o crescimento das empresas.
Para impulsionar suas marcas, como Royal Canin, Pedigree, M&M’s, Twix e Snickers, Jane revela que a Mars utiliza ciência e evidência em combinação com a criatividade. “É muito importante usar evidência e dados para entender as chaves do crescimento, e codificá-las para que possam tornar o crescimento repetível e sustentável. Por outro lado, você precisa de criatividade para inspirar”, comenta a CMO. “Então, a combinação de ambas é o que nos permite ser arquitetos sustentáveis do crescimento em nossa empresa”, reforça.
Assim como para a Mars, os dados também são importantes para a Cadillac, divisão da General Motors, porque, segundo Melissa, eles são utilizados para direcionar a segmentação das campanhas da marca. “Usamos muita tecnologia para garantir que consigamos alcançar as pessoas certas no momento certo”, enfatiza. Além disso, a executiva ainda afirma que os dados são usados para gerar insights na Cadillac, e concorda com Jane: “Onde essas coisas se juntam, é onde acredito que a mágica acontece”.
O trabalho de criativo, porém, não é algo individual, é preciso de uma equipe para colocar uma ideia em prática. Segundo Jane, CMO da Mars, a companhia acredita em parceria mútua. “Temos parceiros estratégicos, nossas agências criativas e de mídia há décadas, e temos muitas discussões abertas sobre qual é o trabalho a ser feito? Qual é a mudança de comportamento que estamos tentando criar? Então, se trata de chegar a um ótimo briefing centrado no ser humano, que realmente inspire os criativos dentro de uma estrutura rígida”, explica a executiva. Para a executiva, a criatividade floresce para uma marca após a descoberta de uma grande plataforma criativa.
Segundo Melissa, CMO da Cadillac, o Super Bowl, assim como outras plataformas criativas da empresa, são momentos nos quais a marca consegue realmente contar uma história. “Há tanto acontecendo com os veículos hoje e é realmente mais difícil falar sobre um novo recurso. Temos que trazer isso mais para a vida real”, afirma. Para exemplificar seu ponto, Melissa cita a campanha do Super Bowl, que contou com Winona Ryder e Timothée Chalamet, remetendo ao filme Edward Mãos de Tesoura, que foi usada para mostrar o Lyriq, carro elétrico da marca, mas também para contar a história do Super Cruise, recurso de assistência de direção sem as mãos, que realmente chamou a atenção dos mais jovens. Veja abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=0KAlqthD6Gc&t=3s
“Tivemos uma outra campanha que realmente falou sobre Super Cruise e a tecnologia. (veja abaixo) Trouxemos um monte de celebridades para nos ajudar a mostrar o que é o Super Cruise, como Jonas Brothers, Sofia Vergara e seu marido, Tiffany Haddish e seu irmão. Um monte de pessoas que, pela primeira vez, tiraram suas mãos do volante”, comenta a CMO. “Criar esses momentos e essas conexões, e fazer as pessoas sentirem emoções com outras pessoas experimentando o recurso, está realmente nos ajudando a fazer as pessoas entenderem o que Cadillac tem a oferecer”.
https://www.youtube.com/watch?v=MDTmNBGvcUY
O futuro
Para Jane, CMO da Mars, produtos, serviços e conteúdos que os profissionais de marketing criam são parte do que desenvolve a cultura. “Dizemos que o mundo que queremos para amanhã começa com como fazemos os negócios hoje. Essa é a visão da empresa, nosso propósito”, comenta a executiva, reforçando que o futuro é sobre construir marcas que realmente criem valores mútuos. “Valores mútuos para os consumidores que elas servem, mas para todos os stakeholders envolvidos, para parceiros mais amplos, para concorrentes e para a sociedade e planeta. Como usamos a nossa indústria para criar esse mundo que queremos para amanhã?”, defende. “Acredito que como nos relacionamos com nossas marcas representa fundamentalmente a diferença significativa e mensurável que elas podem fazer”, completa.
Melissa afirma que a Cadillac está em um momento parecido com o da Mars. “Vamos ser a marca líder de veículos elétricos da GM, com Lyriq sendo o nosso primeiro veículo elétrico. Então, as histórias que vamos contar, como vamos nos mostrar para o mundo, estamos realmente olhando para ‘Como esse mundo é? Qual é o futuro dos veículos elétricos?’. Estamos olhando para sustentabilidade”, revela a CMO da Cadillac.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus