Marketing

92% das empresas têm programas de compliance, aponta KPMG

Segundo o estudo “Perfil do Hotline no Brasil", 36% das empresas receberam mais de 120 denúncias em 2025

i 13 de fevereiro de 2026 - 15h58

Em maio de 2025, entrou em vigor a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que aborda questões de saúde e segurança no ambiente trabalho. A mudança trouxe a inclusão de fatores de risco psicossociais ligados ao trabalho, como estresse, burnout e assédio.

Canais de denúncias

(Crédito: Roman Samborskyi/Shutterstock)

Ao longo do último ano, a norma teve caráter adaptativo. Mas, a partir de maio, quando a mudança completa um ano, serão iniciadas as auditorias e fiscalizações. De olho neste movimento, a KMPG desenvolveu a pesquisa “Perfil do Hotline no Brasil 2025”.

Hotline é um canal de denúncias, um dos recursos que auxilia no cumprimento das políticas de compliance dentro das companhias. Ao todo, foram ouvidas 128 empresas de setores variados, como varejo, indústria, saúde, tecnologia, logística e telecomunicações.

De acordo com o levantamento, 92% das empresas entrevistadas contam com um programa de compliance ou integridade e 93% já implementaram um canal de denúncias. Entre os canais de denúncias, 41% estão em operação há mais de cinco anos.

A quantidade de contatos no canal apresenta uma variação significativa. 36% das empresas receberam mais de 120 no último ano, enquanto 25% receberam menos de 12 denúncias no mesmo período de um ano.

A maior parte (73%) dos denunciantes prefere não se identificar e 78% entenderam que a plataforma de denúncias atende às expectativas.

Adaptação nas agências

No início do mês, Meio & Mensagem consultou as agências de publicidade líderes em compra de mídia, de acordo com o ranking do Cenp-Meios referente a 2024, para entender como essas empresas estão se preparando para a atualização da norma. Confira a análise.