
Prêmios
Fabio Fernandes e a busca obsessiva que culminou no GP de Film
Um dos momentos históricos do Cannes Lions para a publicidade brasileira aconteceu em 2015, única vez em que o País ganhou o Grand Prix da área que deu origem ao festival
Título | Agência | Anunciante |
Grand Prix | ||
JAY-Z "SMILE" | ROC NATION e SMUGGLER New York | ROCNATION |
WELCOME HOME | TBWAMEDIA ARTS LAB e MJZ Los Angeles | APPLE |
Não houve vencedores brasileiros |
Prêmios
Um dos momentos históricos do Cannes Lions para a publicidade brasileira aconteceu em 2015, única vez em que o País ganhou o Grand Prix da área que deu origem ao festival
Premiação
Videocase com informações inconsistentes sobre projeto da Consul é tirado do ar e anunciante diz que responsabilidade pela peça é da agência
ENTREVISTA
Cecile van Steenberge, nova vice-presidente de vendas internacionais, quer transformar a plataforma em referência global de social commerce
O Festival Internacional de Criatividade, mais conhecido como Cannes Lions, é o principal evento global de avaliação de ações de comunicação comercial desenvolvidas para marcas. Nascido em 1954, ele foi criado pela associação de exibidores de publicidade em cinema, a Screen Advertising World Association (Sawa), mas hoje pertence à Ascential, empresa britânica de mídia business-to-business, especializada em exposições, festivais e serviços de informação. O Cannes Lions acontece todos os anos no mês de junho, sendo realizado na cidade de Cannes, no sul da França.
Além de ser o terceiro maior participante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes em número de inscrições, o Brasil é sempre um dos mais premiados, ficando, geralmente, atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Na edição de 2022 do Cannes Lions, o Brasil conquistou 70 Leões, sendo: 10 de Ouro, 24 de Prata e 36 de Bronze, o que superou a marca de 67 troféus ganhos no Cannes Lions 2021. No total, o Cannes Lions 2022 concedeu 836 troféus.
Os prêmios do Festival Internacional de Criatividade de Cannes são divididos em Grand Prix, Leões de Ouro, Leões de Prata e Leões de Bronze. Cada categoria possui um júri composto por publicitários de vários países (com preferência para países com maior número de inscrição de peças no festival), além de um presidente de júri. Paralelamente às premiações do Cannes Lions, ocorre uma programação de seminários, workshops, exposições e encontros de negócios que movimentam a indústria de comunicação, marketing e mídia, atraindo executivos de todo o mundo.
O Cannes Lions 2024 terá presença recorde de brasileiros no júri para avaliar os trabalhos inscritos no festival. Serão 36 profissionais, entre eles, Diego Machado, chief creative officer global da AKQA, e Anselmo Ramos, fundador e chairman criativo da Gut. Os profissionais presidirão, respectivamente, os júris de Innovation e Brand Experience e Activaction.
Confira aqui a lista completa de brasileiros no júri do Cannes Lions 2024, incluindo aqueles que atuam em agências e empresas de outros países.