TroianoBranding muda nome, mas mantém essência
Com o auxílio de duas consultorias externas, a empresa também adota um novo posicionamento e identidade visual

Jaime, Beatiz e Cecília Troiano (Crédito: Arthur Nobre)
Com 32 anos de história e um portfólio de clientes composto por marcas, como Renner, Ypê, Libbs, Itaú, Ânima Educação, Aché, Cobasi, Assaí, Colégio Bandeirantes, Aços Cearense, Grupo Globo e Colgate-Palmolive, a Troiano Branding adota um novo nome, posicionamento estratégico e identidade de marca.
A consultoria de branding passa a se chamar Troiano, nome pelo qual já era conhecida, e assume a assinatura de marca “Pulso. Essência. Potência”, que sintetiza sua metodologia. “Pulso é olharmos o mercado e conhecer pessoas, para gerar a essência de uma marca e transformá-la em potência”, revela Cecília Russo Troiano.
A executiva assumiu a liderança da Troiano em setembro de 2024, quando o seu fundador Jaime Troiano se tornou presidente do conselho consultivo da empresa, após três décadas à frente da operação. No mesmo período, Beatriz Russo Troiano, filha de Jaime, chegou à consultoria como head de estratégia e growth.
Segundo Beatriz, decisão pela remoção da palavra “branding” do nome visa mostrar que atuação da Troiano vai além da disciplina, mas que é desenvolver estratégias de marca que gerem impacto real nos negócios das companhias.
Para que esse projeto se tornasse realidade, a empresa contou com o auxílio de consultorias externas. A Markka foi responsável por conduzir uma pesquisa de mercado, que investigou a percepção de clientes e não clientes sobre a marca Troiano, em comparação com outros players.
A partir desses insights, a agência Roma realizou o rebranding e a conceituação da nova assinatura da marca. Já a parte visual criada internamente pela própria equipe de design da Troiano, reforçando a capacidade técnica da casa.
O início da sucessão
A transformação da identidade da marca acontece em um momento de evolução organizacional interna e como a consolidação do processo de sucessão e governança, uma vez que a Troiano vem fortalecendo sua estrutura, combinando a experiência de colaboradores de longa data, com a chegada de uma liderança jovem e multidisciplinar preparada para os novos desafios das marcas, como é o caso de Beatriz.
Com passagens por grandes corporações e consultorias multinacionais, como a Bain & Company, BTG Pactual e Deutsche Bank Bain & Company, a executiva chegou com a missão de trazer um olhar renovado e inquieto para a companhia, a fim de liderar a expansão da empresa, que já tem escritórios em São Paulo e Lisboa.
Para auxiliar nesse processo de sucessão, que já dura há quase dois anos, a Troiano contratou a Cambridge, empresa especializada em arquitetura de relações familiares. Jaime explica que também foi criado um conselho administrativo, composto por membros internos e independentes, que pretende buscar novos caminhos e garantir que a empresa não se acomode.
