Agências lançam mil comerciais por mês na TV
Resultado faz parte do novo estudo Creativos Latam, feito pelo Ibope Media em parceria com a empresa canadense Adfinitum
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Bárbara Sacchitiello
29 de agosto de 2012 - 8h17
No primeiro semestre deste ano, o espectador de TV Aberta da cidade de São Paulo teve a possibilidade de assistir 1017 novos comerciais entrarem no ar a cada mês. Desse total, a maioria dos anúncios dos breaks era de empresas do setor de varejo, que divulgam suas ofertas na telinha na experiência de atrair os consumidores a curto prazo.
Esses dados fazem parte do primeiro levantamento de um novo estudo do Ibope Media, chamado Creativos Latam. Fruto de uma parceria entre o Ibope e a empresa canadense Adfinitum, que comercializa plataformas publicitárias, a pesquisa procura reunir informações mensais acerca dos lançamentos de novos comerciais na programação de TV aberta, considerando, para isso, os anúncios veiculados somente nos breaks, excluindo ações de merchandising e de patrocínio em programas. Por enquanto, o Creativos Latam atende à cidade de São Paulo e à capital da Argentina, Buenos Aires. Em breve, também deve ser estendido ao Peru e a Colômbia.
Os primeiros resultados demonstram a predominância dos varejistas e anunciantes de comércio na grade da TV aberta. São eles os que mais produzem novos comerciais e que os lançam na mídia com maior agilidade. Depois do varejo, os setores de cultura, lazer e esportes aparecem em segundo lugar, sendo responsáveis por 9% das novas inserções de comerciais. Na sequência vêm serviços ao consumidor (8%); veículos, peças e acessórios (6%); mercado financeiro e seguros (5%); serviços públicos e sociais (4%); higiene pessoal e beleza (4%) e serviços de telecomunicações (4%).
O Creativos Latam também analisa as fontes dos novos comerciais dentro de cada segmento da indústria. Dentro do setor de consumos duráveis, os anunciantes de automóveis são responsáveis por 61% do total de novos comerciais veiculados na TV aberta de São Paulo. Já no setor de empresas de seguros e financeiras, a categoria de títulos de capitalização e previdência representa 48% das novas inserções comerciais.
No segmento de higiene e beleza, os comerciais de produtos para cabelos, perfumes e itens de higiene bucal respondem por 55% dos novos comerciais lançados na TV.
Buenos Aires
Na capital argentina, a média da inserção de novos comerciais foi de 440 ao mês, no primeiro semestre deste ano. Lá, os responsáveis pela maior inserção de novos anúncios são, também, os setores de varejo e comércio, sobretudo os hipermercados e lojas de departamentos, que respondem por 15% do total dos novos comerciais.
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