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Comunicação

Apesar de desaceleração nos EUA, IPG cresce globalmente

Agências da holding perderam grandes clientes americanos recentemente, mas negócios internacionais mantém crescimento de 11% no primeiro semestre


24 de julho de 2019 - 6h38

Por Lindsay Rittenhouse, do AdAge

A Interpublic informou um aumento total de receita líquida de 9,1% para US$ 2,3 bilhões, com um crescimento orgânico de 3% no segundo trimestre de 2019. Na conta semestral, o aumento foi de 11% na receita, US$ 4,3 bilhões, e crescimento de 4,6%. O lucro ajustado do segundo trimestre de 2019, de US$ 0,46 por ação, subiu na comparação com 2018. Os resultados superaram as previsões dos analistas da Zacks, que previam lucros estáveis no segundo trimestre.

 

Michael Roth, chairman e CEO da Interpublic (Crédito: Reprodução)

Ainda assim, as ações da IPG caíram mais de 2 por cento na terça-feira, 23, pela manhã, logo após o anúncio aos investidores. O gatilho seria a desaceleração econômica dos Estados Unidos, que parece estar pesando no desempenho geral. A empresa informou que o crescimento orgânico no país foi morno, em 0,6% no segundo trimestre, em comparação com o crescimento de 4,6% no mesmo período do ano passado.

“Este resultado reflete no crescimento no trimestre em muitas de nossas agências e disciplinas nos EUA, desacelerado pelos ventos contrários de atividade de contas no final do ano passado, sobre os quais falamos nos calls anteriores”, disse Michael Roth, chairman e CEO da IPG. com investidores terça-feira de manhã.

No ano passado, a UM perdeu a Fiat Chrysler Automobiles para a Starcom, da Publicis; a McCann viu sua conta do Exército dos EUA mudar para a DDB do Omnicom Group; e a Deutsch perdeu a conta criativa norte-americana da Volkswagen para o WPP. Essas saídas refletiram na contabilidade do trimestre mais recente do IPG. Apesar disso, Roth acrescentou que o “crescimento que vimos apesar dos ventos contrários e das principais companhias da indústria no ano passado, junto a nossa taxa de conquistas de contas neste ano, demonstra que nossos negócios continuam sólidos”.

O segmento de “redes de agências integradas” do IPG — liderado por Mediabrands, FCB Health, McCann Worldgroup, R/GA, MullenLowe e Huge — cresceu 3,2% no segundo trimestre. A empresa viu um desempenho “forte” nos setores de clientes, incluindo saúde, serviços financeiros, industriais, bens de consumo, tecnologia e varejo, de acordo com Roth. “Olhando para o trimestre e o primeiro semestre, nosso desempenho significa que o ano teve um começo sólido”, disse ele.

Internacionalmente, a receita líquida orgânica subiu 6,5% no segundo trimestre. Para o primeiro semestre do ano, a receita cresceu 3% nos EUA e 7,1% no exterior. O IPG manteve suas perspectivas para o ano, prevendo crescimento orgânico de 2% a 3%.

O relatório da Interpublic segue a publicação da Publicis na semana passada, informando queda de 1,7% na receita norte-americana no segundo trimestre, e a Omnicom, que registrou menos 3,6% na receita total do período. As ações da Publicis e da Omnicom continuaram caindo na terça-feira, 1% e 1,4%, respectivamente, na parte da manhã.

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