Comunicação

Apple satiriza a “tela azul” da Microsoft em campanha

Filme traz o quarteto "Underdogs" para ressaltar a confiabilidade dos Macs da marca em momentos de desespero

i 13 de outubro de 2025 - 15h49

*Do Ad Age

Apple

O filme foi dirigido por Bertie Ellwood, da Object & Animal (Créditos: Divulgação)

Os Underdogs da Apple estão de volta — e totalmente livres de “tela azul”.

A entrada recente da empresa na série “Apple at work” traz de volta o quarteto de colegas de trabalho conhecidos como Underdogs, comum em filmes desde 2019.

No filme, inventores da Betterbag estão na Contanier Com, uma convenção para nerds de embalagens sustentáveis. Quando uma pane massiva no sistema faz com que todas as telas do salão comecem a piscar em azul — a infame “Tela azul da morte” –, os Macs dos Unerdogs permanecem serenamente imperturbáveis. Essa confiabilidade é crucial quando eles correm para impressionar um grande comprador em meio ao caos digital.

Conceitualmente, o filme remete à antiga provocação da Apple ao Windows da Microsoft — de certa forma, é um descendente espiritual de longa duração do comercial “Restarting”, da série “Mac & PC”. Mas, como em todos os filmes dos “Underdogs”, este reúne dezenas de recursos e demonstrações de produtos da Apple, em vários dispositivos, com uma narrativa divertida para torná-lo mais palatável.

No LinkedIn, Evelyn Neill, diretora de criação do grupo na Apple, disse que o objetivo original do filme era mostrar “como um Mac não permite acesso em nível de kernel para terceiros no sistema operacional, então ele é super seguro”. Ela brincou: “Hummm, isso deve ser fácil. Este ‘Underdogs’ tem a cópia técnica mais complexa que eu já tive o prazer de dirigir criativamente em toda a minha carreira.”

A “tela azul da morte”, que surgiu nos anos 90, se tornou um meme cultural. O filme faz referência a um incidente global em julho de 2024, quando a tela azul apareceu em todo lugar após uma atualização falha da crowdStrike, que gerou pane em computadores ao redor do mundo.

Este é o primeiro filme da série “Underdogs” desde que uma polêmica surgiu em torno da edição do ano passado, que a Apple retirou após críticas de que apresentava uma descrição ofensiva da Tailândia.