As agências de publicidade mais bem avaliadas pelos anunciantes
Edição 2022 da Pesquisa Agency Scope, feita com executivos de marketing, aponta as agências mais admiradas e bem avaliadas na indústria
As agências de publicidade mais bem avaliadas pelos anunciantes
BuscarAs agências de publicidade mais bem avaliadas pelos anunciantes
BuscarEdição 2022 da Pesquisa Agency Scope, feita com executivos de marketing, aponta as agências mais admiradas e bem avaliadas na indústria
Alexandre Zaghi Lemos
20 de dezembro de 2022 - 15h48
O percentual do faturamento das empresas atuantes no Brasil que é investido em marketing, comunicação e publicidade se mantém estável, na casa dos 3,5%.
Esta é uma das constatações da 9ª edição do relatório bianual Agency Scope, recém-concluído pela consultoria espanhola Scopen.
Em 2022, o estudo entrevistou 785 profissionais, abordados de maio a setembro, sendo 372 executivos de marketing, atuantes em 272 empresas, e 413 publicitários de 86 agências instaladas no Brasil.
As maiores agências de publicidade do Brasil
A Scopen faz pesquisas similares regulares em outros dez mercados: África do Sul, Argentina, Chile, China, Colômbia, Espanha, Índia, Reino Unido, México e Portugal. Considerando a relação entre o faturamento e os investimentos em marketing, o Brasil está em uma posição intermediária, com menos que Índia e África do Sul, onde esse índice excede os 4%, e a média global, que é de 2,6%.
“O Brasil é um dos países que mais investe em publicidade, e se considerados os mercados emergentes, é o de maior percentual de investimento sobre o faturamento”, diz César Vacchiano, presidente e CEO de Scopen.
A pesquisa pede que os executivos de marketing avaliem as agências de publicidade considerando 13 atributos, sendo que os mais valorizados são criatividade eficaz, planejamento estratégico e boa equipe de profissionais.
A partir dessas avaliações a Scopen constrói diversos rankings. Os profissionais de anunciantes também classificam as agências como integradas ou digitais, de acordo com a percepção que têm do mercado — uma separação que, segundo a consultoria, só continua sendo feita no Brasil e na China, entre os mercados onde realiza o levantamento.
Os executivos de marketing também avaliaram as premiações que consideram as mais importantes, com destaques para Cannes Lions, citado por 47,5% dos respondentes; Effie Awards, mencionado por 35,5%, sendo a premiação que mais aumentou sua reputação em relação aos estudos anteriores; e o prêmio Caboré, citado por 17,2%. Cada executivo entrevistado pode citar até seis premiações que considera relevante.
Em termos de percepção de mercado, as agências mais bem classificadas no estudo foram, nessa ordem, Africa, Soko e Publicis.
Já em relação à Atratividade, que define aquelas agências que os executivos de marketing convidariam para participar de uma concorrência, lidera o ranking a Africa, seguida da Soko e da AlmapBBDO.
Veja, abaixo, as agências mais bem classificadas nos diferentes quesitos do Agency Scope 2022.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024