Assinar

BBDO promove Luiz Sanches a CCO dos EUA e Canadá

Buscar

BBDO promove Luiz Sanches a CCO dos EUA e Canadá

Buscar
Publicidade
Comunicação

BBDO promove Luiz Sanches a CCO dos EUA e Canadá

Criativo brasileiro segue sócio e chairman da AlmapBBDO, onde Filipe Bartholomeu amplia funções como CEO e presidente


5 de abril de 2022 - 10h03

Filipe Bartholomeu ganha mais espaço no comando da AlmapBBDO com a ampliação às funções globais de Luiz Sanches (Foto: Divulgação)

Sócio e chairman da AlmapBBDO, Luiz Sanches é o novo chief creative officer da BBDO North America, função na qual lidera as áreas criativas dos escritórios da rede nos Estados Unidos e no Canadá. Baseado na sede, em Nova York, Sanches se firma como número dois na hierarquia criativa da BBDO Worldwide, trabalhando diretamente com o global chief creative officer David Lubars, que é também chairman da BBDO North America.

Há 18 anos na rede, Lubars já acumulou o cargo de CCO da BBDO North America. Seu plano de ascensão de novas lideranças inclui outra promoção: Matt MacDonald é o novo CCO do escritório de Nova York (o posto foi ocupado até 2020 por Greg Hahn, co-fundador da Mischief USA). MacDonald, que já ocupou o mesmo cargo na JWT NY e está na BBDO desde 2014, é um dos líderes criativos dos escritórios norte-americanos que, agora, respondem à Sanches. Assim como o CCO da BBDO Canadá, Max Geraldo, que é argentino de nascimento, mas foi criado no Brasil, onde fez carreira na publicidade e chegou a copresidente da Grey.

A ida de Luiz Sanches para o comando criativo da América do Norte vem sendo arquitetada nos últimos meses e é, também, reflexo da importância que a AlmapBBDO tem para a rede. O escritório brasileiro é um dos três pilares criativos da BBDO Worldwide, ao lado da sede nova-iorquina e da AMV BBDO, de Londres. Sanches é um dos seis integrantes do seleto board criativo global da rede e vinha ganhando espaço internacional, a ponto de ser nomeado pelo grupo Omnicom, no ano passado, como global creative lead para a conta de SCJohnson.

Além disso, com o time da AlmapBBDO, teve papel fundamental na concorrência global de criação do Facebook, vencida pela rede no ano passado. Com isso, o escritório brasileiro ficou com as contas locais de criação e mídia do Facebook (ex-W+K). O bom relacionamento com a Meta, iniciado em 2020 com a conta criativa de WhatsApp, garantiu a manutenção desalinhada na Almap das contas locais de mídia de WhatsApp e Instagram, mesmo após a Spark Foundry, do Publicis Groupe, vencer a concorrência internacional promovida pela empresa (já a conta criativa local do Instagram foi entregue para a Africa, também integrante do grupo Omnicom).

Além de SCJohnson e Meta, como CCO da BBDO North America, Sanches irá liderar a criação para contas como Fedex, Bayer e Mars, entre outras. Para dar esse salto, o criativo fez movimentos nos quais abriu mais espaços para outros dois executivos no comando da AlmapBBDO, onde segue como sócio e chairman. Em fevereiro, Marco Gianelli, o Pernil, foi promovido a CCO da agência brasileira. Agora, o sócio e CEO Filipe Bartholomeu passa a ser também presidente para ressaltar a ampliação de suas funções.

“A Almap é a minha casa. Nossos clientes estão conosco pelo nosso jeito de ser, pela nossa crença em criatividade. Portanto, meu primeiro compromisso é com a Almap. E, depois, com a disseminação da nossa cultura pela rede BBDO. Como a casa está brilhando, me convidaram para cuidar do condomínio”, diz Sanches.

Na AlmapBBDO há 28 anos, ele passou pelos cargos de diretor de arte, diretor de criação e diretor executivo de criação até, em 2013, virar sócio da agência. Em 2015, sucedeu Marcello Serpa na liderança criativa e passou a comandar a empresa, tendo a seu lado Filipe Bartholomeu como CEO a partir de 2018.

“Nosso trabalho passou a ter um impacto muito mais global do que teve no passado”, frisa Bartholomeu, que está há 19 anos na Almap. Atualmente, ele comanda a equipe de cerca de 550 pessoas, dedicadas a contas como Bradesco Seguros, Cielo, Gol Linhas Aéreas, Havaianas, O Boticário e Volkswagen.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados

  • Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca