As aventuras de David Bowie pela publicidade
Ícone pop, que morreu vítima de câncer neste domingo, emprestou seu carisma para marcas e, aos 16 anos, trabalhou em uma agência
As aventuras de David Bowie pela publicidade
BuscarAs aventuras de David Bowie pela publicidade
BuscarÍcone pop, que morreu vítima de câncer neste domingo, emprestou seu carisma para marcas e, aos 16 anos, trabalhou em uma agência
Meio & Mensagem
11 de janeiro de 2016 - 10h31
Morreu neste domingo, 10 de janeiro, o cantor britânico David Bowie, vítima de um câncer, doença da qual vinha sendo tratado há um ano e meio.
O Camaleão do Rock, como Bowie também era conhecido, vendeu aproximadamente 140 milhões de cópias de seus álbuns. O sucesso e o carisma do cantor fizeram dele um desejado garoto-propaganda, papel que desempenhou por algumas vezes ao longo da carreira.
A primeira vez foi no final da década de 60, quando Bowie participou de um comercial para a marca de sorvetes Popsicles. Curiosamente, essa campanha foi dirigida por Ridley Scott, que viria a se tornar um dos grandes diretores de cinema de sua geração.
Em 1980, ele estreou um filme para o Mercado japonês da marca de saquê Crystal Jun Rock.
Em 1987, Bowie foi o protagonista de publicidade da Pepsi, ao lado da cantora Tina Turner. O comercial apresentava uma versão modificada de seu hit Modern Love, cujo refrão virou "A escolha é minha", para se ajustar ao slogan da fabricante de refrigerantes, o que rendeu críticas de seus fãs mais ardorosos.
Em 2006, apareceu como alguns de seus muitos personagens em anúncio da Vittel, marca de água que pertence à Nestlé.
Por fim, Bowie apareceu também em um comercial da grife de luxo Louis Vuitton, em 2013.
Primeiro emprego
A conexão do artista com a publicidade, no entanto, vai além das propagandas que ele estrelou.
Pouca gente sabe, mas o primeiro emprego de Bowie foi em uma agência de publicidade, quando tinha entre 16 e 17 anos, antes de sua carreira musical decolar.
Dois dias antes de sua morte, Bowie completara 69 anos na sexta-feira, dia 8 de janeiro. Na mesma data, o artista lançou seu último álbum em vida, Blackstar, que recebeu boas críticas da imprensa especializada.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da Semana: bancos exaltam as vantagens de suas soluções
Enquanto o Itaú Uniclass se une à rotina dos corredores para reforçar seu compromisso, o Inter lança um filme que traz à vida a expressão "a ver navios"
Regime de contratação PJ é maioria nas agências brasileiras
Realizado pela B.done, levantamento Guia de Agências 2025/2026 apontou que maior parte das operações possuem programas de diversidade e inclusão