Comunicação
Giusti Comunicação entra para o Grupo FSB
Aquisição é a segunda feita pelo maior grupo nacional de relações públicas, que em 2018 comprou a Loures Consultoria
Aquisição é a segunda feita pelo maior grupo nacional de relações públicas, que em 2018 comprou a Loures Consultoria
Alexandre Zaghi Lemos
27 de julho de 2021 - 8h18
Diego Ruiz, Alexandre Loures, Edson Giusti e Marcos Trindade: marcas independentes e crescimento no setor privado
Fundada há 18 anos pelo jornalista Edson Giusti, a Giusti Comunicação passa a integrar o Grupo FSB, maior holding de relações públicas do País, com faturamento de R$ 250 milhões em 2020. Os valores envolvidos no negócio não foram divulgados e a aquisição contou com a consultoria da Pipeline Capital, de Alon Sochaczewski. Esta é a segunda compra feita pela FSB, que, em 2018, adicionou ao grupo a Loures Consultoria, fundada em 2015 por Alexandre Loures, ex-diretor de comunicação da Ambev.
Assim como ocorreu com a Loures, a Giusti Comunicação manterá atuação independente, conservando sua marca, o CEO Edson Giusti e os sócios Bel Pocai, Marcela Branco e Francisco Itacarambi, que atuam como diretores de atendimento, além de Gabriela Santos, diretora administrativa e de recursos humanos, e Renato Ganhito, diretor de novos negócios.
A Giusti nasceu no ano 2000 dentro de uma agência de publicidade, a Loducca. Anos depois, ampliou sua atuação de assessoria de imprensa para relações públicas e ganhou vida independente, mantendo especialidades em mídia e publicidade, e focos em criatividade e gestão de crises – como no caso do atendimento a Camargo Corrêa na época em que a construtora foi envolvida na Operação Lava Jato. Historicamente muito atuante no mercado de comunicação, a Giusti tem entre seus clientes atuais o SBT e o Estadão, e as agências AlmapBBDO e BETC Havas. Outras contas atendidas são Aegea, Alpargatas, Ame, Centauro, Centro Paula Souza, EDP, Grupo SBF e Protege. Em 2017, a Giusti venceu o prêmio Caboré na área de Serviços de Marketing. No ano passado, sofreu perda de clientes no início da pandemia, mas se recuperou com conquista de novas contas e fechou o exercício com faturamento de R$ 19 milhões.
Para Edson Giusti, a incorporação pelo Grupo FSB irá impulsionar o crescimento da agência nos próximos anos. “A Giusti cresceu e ganhou relevância no mercado de comunicação, de marketing, de gestão de crise e de atendimento estratégico de lideranças empresariais. Recebi várias propostas de outros grupos, mas considerei que o Grupo FSB passa por um momento de grandes investimentos em transformação digital, não olhando apenas para o PR tradicional, mas para o PR ‘figital’. Outro motivo que considerei fundamental: é um grupo construído e tocado por sócios que atuam com o pulso no negócio”, salienta.
Segundo Alexandre Loures, esse movimento desejado pela Giusti já ocorreu com a Loures Consultoria. “A Loures dobrou de tamanho desde que ingressou no Grupo FSB. A estrutura do grupo, com as expertises somadas do ecossistema e a robustez da cartela de clientes, traz um ambiente de grande favorabilidade para a agência impulsionar ainda mais o seu negócio. Do nosso ponto de vista, a Giusti vai ser muito importante por trazer como diferencial o conceito de Creative PR, que une estratégia e criatividade”, frisa.
Além das incorporações recentes da Loures e da Giusti, o Grupo FSB lançou neste ano a F5 Business Growth, focada em transformação digital e desenvolvimento de negócios, e comandada por Renato Mendes (ex-diretor de marketing da Netshoes) e Thiago Cid, além de Diego Ruiz, que também é sócio da holding. No ano passado, o Grupo FSB lançou, em parceria com a Exame, a plataforma Bússola, com conteúdo voltado para tomadores de decisão nos setores do varejo, infraestrutura, saúde, educação, sustentabilidade, política, comunicação e marketing. Outra nova área de atuação do grupo é o universo dos games, com a Game&Change, focada em estratégias de marca e comunicação dentro do ambiente gamer.
A maior empresa do grupo é a FSB Comunicação, agência de relações públicas comandada pelo CEO Marcos Trindade, que é sócio da holding ao lado de Magno Trindade, Flávio Castro, Alexandre Loures, Diego Ruiz, Renato Salles, Gabriela Wolthers e Marcelo Diego, além do fundador Francisco Soares Brandão. Também integram o grupo, o Instituto FSB Pesquisa, comandado por Marcelo Tokarski, e a FSB Publicidade, dirigida por Marcelo Montenegro e Jaderson Alencar. “Este ano registramos um crescimento de 50% na carteira de clientes privados, que vem registrando forte expansão desde a aquisição da Loures”, frisa Trindade. “Estamos desenvolvendo uma estratégia de consolidação do mercado baseado na atração de agências com sócios que estão no dia-a-dia dos clientes e não queiram sair do negócio, como nós”, acrescenta Diego Ruiz, responsável pelas áreas de inovação, expansão e M&A.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: esportes e música dominam as mensagens das marcas
Havaianas chega em Paris com Sabrina Sato, enquanto Trident conta com imagens de Rita Lee e Luisa Sonza para homenagear o Rock in Rio
British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo
Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix