Papel & Caneta: 30 jovens que promoveram transformações
Lista anual do projeto Papel & Caneta destaca iniciativas independentes de jovens que lutam por um mercado mais acessível e diverso
Papel & Caneta: 30 jovens que promoveram transformações
BuscarPapel & Caneta: 30 jovens que promoveram transformações
BuscarLista anual do projeto Papel & Caneta destaca iniciativas independentes de jovens que lutam por um mercado mais acessível e diverso
Isabella Lessa
8 de dezembro de 2020 - 17h01
Nesta terça-feira, 8, o Papel & Caneta divulgou a quarta edição da lista anual de jovens que, por meio de projetos independentes, solo ou coletivos, contribuíram para a transformação da indústria de comunicação e marketing.
Neste ano, a compilação, que conta com o apoio da Flacgcx, destacou um grupo de profissionais formado por 19 mulheres e 11 homens. A dupla Maria Fiuza e Ligia Fava, que juntou 130 líderes do Brasil e do mundo para ajudar estudantes no começo da pandemia, e o redator Felipe Silva, fundador da Escola Rua, instituição dá acesso a aulas gratuitas sobre publicidade, estão entre os selecionados deste ano.
Antes de a lista ser divulgada, o Papel & Caneta promoveu, com apoio da Flagcx e da produtora Santa, um encontro com os 30 jovens no Zoom, para que todos pudessem se conhecer e falar sobre suas trajetórias. Um pouco sobre a mensagem de cada um pode ser visto neste filme:
Confira a lista completa:
Matheus Silva, criador do vídeo “Cara Gente Branca do Mundo da Comunicação”, que expõe as desigualdades e o racismo presentes no mercado
Amanda Abreu, Daniele Mattos e Verônica Dudiman, fundadoras da consultoria Indique uma preta, que ganhou ainda mais visibilidade ao ser procurada pela Magazine Luiza, quando a companhia decidiu abrir um programa de trainee para jovens negros
Denise Saito, que lançou em julho a Freela School, com o intuito de ajudar a profissionalizar a atividade de freelancer
Felipe Silva, fundador da escola Rua, instituição de ensino de publicidade que oferece aulas gratuitas para jovens moradores de regiões periféricas
Bruna Porto e Amanda Damaris, do projeto #BlackIn, apoiado pela Mutato, que busca atrair visibilidade aos perfis de profissionais negros no LinkedIn
Maria Fiuza e Ligia Fava, criadoras do Tapa na Quarentena, que convocou 130 publicitários de diversas partes do mundo para ajudar estudantes e montar seus portfólios
Lucas Schuch, da pesquisa Home Office: tá bom para todo mundo? Mesmo?, que ouviu 435 profissionais de agências sobre efeitos negativos provocados pela rotina de home office
Ketyanne Silva, do Planilhas de pretos, que ajuda pessoas negras da publicidade a se conectarem
Camila Rodrigues, do PorTips, perfil do Instagram criado para criativas em início de carreira
Tiago Tuiuiú, do Projeto Quadros, áudio-documentário que aborda a meritocracia na indústria
Marianna Souza, uma das idealizadoras do movimento Corta!, criado pela Apro com o objetivo de falar do fim do assédio no mercado audiovisual
Letícia Rodrigues, Irina Didier e Flávio Salcedo, criadores do PerifaLions, concurso para estudantes de comunicação social e design que oferece vagas de estágio, bolsas, intensivão de inglês e uma ida para o Festival de Cannes
Gláuber Sampaio, um dos fundadores da Aprender Design, escola remota de projetos de design
Gustavo Borges, cofundador do estúdio criativo MusgUrbanu!, que fez uma denúncia pública ao Brasil Design Award pela falta de pessoas negras no júri
Daniela Arrais, da série Fala que eu não te escuto, jornalista, que fala sobre a síndrome de impostora que acomete profissionais mulheres
Guilherme Dresch, Gustavo Novais, Júlia Teodoro, Marcelo Honorio, Larissa Araújo, Laise Alves, Tamiris Cruz, Igor Pinheiro e Larissa Santos, idealizadores do podcast AfroPausa, dedicado a conversas sobre diversidade na publicidade e outros temas
A lista também pode ser acessada pelo site do Papel & Caneta no Medium.
*Crédito da imagem no topo: iStock
Compartilhe
Veja também
Idec quer processar Burger King por campanha do Pix
Instituto avalia que a ação da Black Friday, que enviou Pix de R$ 0,01 aos clientes, violou a LGPD e o Código de Defesa do Consumidor
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados