Comunicação

Santander troca Le Pub por Publicis Brasil

Anunciante decide mudar de parceira dentro do Publicis Groupe; a alteração não afeta a fatia da conta atendida pela Droga5

e Amanda Schnaider i 4 de novembro de 2025 - 6h00

Santander_Divulgação

Na Publicis Brasil, Santander será atendido pela unidade Publicis Flame, criada globalmente pela holding especificamente para acolher a conta do banco

Antes de completar um ano de relacionamento com suas novas agências no mercado brasileiro, o Santander resolveu fazer uma mudança: está trocando a Le Pub pela Publicis Brasil. A movimentação acontece entre as duas agências do Publicis Groupe e é facilitada pelo fato de que foi a holding quem venceu a concorrência global finalizada em janeiro pelo banco espanhol.

Na ocasião, a Le Pub foi escolhida para liderar o atendimento ao Santander no Brasil. Agora, entretanto, o anunciante passará para o portfólio de clientes da Publicis Brasil, que é a maior operação da holding francesa no País.

Na nova agência, o Santander será atendido pela unidade Publicis Flame, criada globalmente pelo Publicis Groupe especificamente para acolher a conta do banco.

A alteração não afeta a relação do Santander com a Droga5, que venceu a concorrência criativa local, realizada concomitantemente à global, no final do ano passado. Desde janeiro, a conta do Santander, antes concentrada na BETC Havas, estava dividida entre LePub e Droga5, sendo que a maior fatia é, justamente, a que está no Publicis Groupe.

Pelos cálculos da Kantar Ibope Media para o ranking Agências & Anunciantes, publicado por Meio & Mensagem, o Santander diminuiu em cerca de 20% a sua compra de mídia de 2023 para 2024, trabalhando com verba de aproximadamente R$ 285 milhões no ano passado.

A LePub acaba de fazer uma mudança de comando, com a equipe dirigida pelo presidente e chief strategy officer Aldo Pini passando a contar com a chief creative officer Laura Esteves, vinda da DM9, e com a chief operations officer Aline Garcia, recém-promovida. A principal conta da agência é a do seu cliente inaugural Heineken.

Já a Publicis Brasil é comandada pela presidente Gabriela Borges e atende Carrefour, Honda, Nestlé, Nivea, Red Bull, TikTok e Walt Disney, entre outros clientes.