Prêmio: Shortlist Categoria: Reputação CorporativaCase: #oRioTemEssaEnergiaAnunciante: Shell BrasilAgência: Wunderman Thompson BrasilAgências envolvidas: [Selu.] Content & Data Driven, Hastro Agency, Fino Trato Produções e Eventos, Edelman do Brasil
Fundada em 1907 e presente em mais de 80 países, a Shell é uma das principais marcas de óleo e gás do mundo e está presente no Brasil desde 1913, com sede no Rio de Janeiro.
O segmento da Shell sempre foi muito associado a uma imagem restrita somente à produção de óleo e gás e postos de combustíveis.
Apesar disso, a marca sempre se posicionou como parceira para impulsionar o Estado do Rio de Janeiro – que concentra seu maior número de stakeholders – para um futuro melhor. São 107 anos de união entre a energia da Shell e a energia do Rio, com diversas ações e iniciativas realizadas em prol da sociedade. Mas isso nem sempre era percebido.
Desde 2015 o Rio de Janeiro enfrentava um cenário conturbado. Parecia abandonado, sem cor, abatido pela crise e com autoestima baixa. A população estava descrente do governo e das empresas que ali estavam inseridas.
Dentro deste contexto, o desafio da Shell foi ir além da imagem limitada que lhe era atribuída, ampliando a percepção da marca e mostrando que o que a Shell entrega de benefícios à sociedade vai muito além da indústria do óleo e gás.
Assim nasceu a campanha #oRioTemEssaEnergia. O insight foi apresentar a Shell como um agente ativo de transformação, que mesmo em tempos de crise, trabalha junto com a população por um Estado melhor.
Para isso, a energia da Shell foi unificada com a energia do Rio em uma mesma mensagem, dando visibilidade para as ações da marca em prol da sociedade e ampliando sua reputação corporativa.
Histórias inspiradoras de pessoas reais, que tiveram suas vidas transformadas através dos projetos sociais realizados pela Shell, foram contadas tendo como pano de fundo a energia única do Rio. E a voz da cantora Fernanda Abreu – com seu espírito 100% carioca – deu vida à campanha.
Em meio a um momento de crise, o Rio foi envelopado com essa energia em uma onda de ações nas mais diversas mídias e formatos, cobrindo cada ponto da cidade.
Depois de anos adaptando e veiculando campanhas institucionais globais, a campanha foi um marco para a Shell Brasil que conseguiu se apropriar do contexto e das ações locais da marca para falar com o público carioca e fluminense, transformando a percepção da marca no Rio de Janeiro de “apenas postos de gasolina” para uma parceira que constrói o futuro.
Segundo o Brand Tracker, a Shell alcançou mais de 70% de percepção de proximidade e mais de 80% de confiança entre o público impactado pela campanha #oRioTemEssaEnergia. Além disso, a Shell foi reconhecida pelo seu compromisso e empenho em investir no desenvolvimento socioeconômico do Rio e da comunidade.
Agência: Wunderman Thompson BrasilAgências envolvidas: [Selu.] Content & Data Driven, Hastro Agency, Fino Trato Produções e Eventos, Edelman do BrasilAnunciante: Shell Brasil Responsável pela peça (Agência): Stella Pirani, Head de Planejamento
Responsável pela aprovação (Anunciante): Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação Externa
Gerente Executivo de Relações Externas: Glauco Paiva, Shell Brasil
Gerente de Comunicação Externa: Alexandra Siqueira, Shell Brasil
Assessor de Comunicação Externa: Luiz Oliveira, Shell Brasil
Assessor de Comunicação Externa: Igor Baiense, Shell Brasil
Assessor de Mídias Sociais e Digitais: Marcello Perongini, Shell Brasil
Gerente de Projetos: Denise Frasseto, Wunderman Thompson
Diretor de arte: Rafael Falco, Wunderman Thompson
Redator: Renato Fernandes, Wunderman Thompson
Diretora de Mídia: Carol Bertão, Wunderman Thompson
Supervisora de Planejamento: Luiza Lopes, Wunderman Thompson
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