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Trending Botics


5 de novembro de 2019 - 6h13

Prêmio: Shortlist
Categoria: Impacto Positivo – Marcas
Case: Trending Botics
Anunciante: Congresso em Foco
Agência: FCB Brasil

Eleições de 2018. Um país fragilizado pela crise, classe política desacreditada e eleitores polarizados. Muito além de disputa ideológica, as eleições foram marcadas por disputa de informação. Com maiores limitações ao tempo de TV, a proibição de financiamento de campanhas por empresas e o aumento da penetração da internet e dos smartphones no Brasil, as redes sociais foram utilizadas como o novo tabuleiro do jogo político.
Mas nessa nova modalidade, as regras foram deixadas de lado e valeu tudo para que fossem alcançados dois objetivos: promover o próprio candidato e difamar os adversários por meio das famosas fake news.
Em meio a esse cenário repleto de desinformação, como promover um veículo sobre política que prima pela veracidade da informação?
Enquanto toda a mídia estava falando em fake news, poucos estavam se atentando para um dos seus principais disseminadores: os bots políticos. Esses bots se passam por usuários reais, que postam e interagem massivamente com os posts que lhes convêm, criando um engajamento artificial.
Isso faz com que um determinado tema muitas vezes apoiado por fake news alcance um número cada vez maior de pessoas e ganhe relevância. Essa manipulação se mostrou um risco à democracia no Brasil.
Daí surgiu o insight para o projeto Trending Botics, feito para o Congresso em Foco, um dos jornais políticos mais influentes do Brasil, como forma de mostrar às pessoas a importância de uma fonte de informação confiável, especialmente no momento de uma decisão tão difícil para o Brasil.
O Trending Botics foi criado para monitorar o comportamento de prováveis bots no Twitter. Ele se baseia no Botometer, um algoritmo concebido para classificar uma conta como “humana” ou “robô” por meio do cruzamento de milhares de parâmetros.
O projeto detectou as ações dos prováveis bots automaticamente e as enviou em tempo real ao site da ação, que contava com um dashboard com gráficos interativos para explicar as principais ações dos bots políticos, tornando explícito o modo como eles manipularam o processo eleitoral.
Além de disponibilizar todas essas informações no site, o Congresso em Foco postou em suas redes sociais cards explicativos sobre os principais destaques do projeto, prontos para serem compartilhados pelos eleitores.
Ao final da ação, o site da marca recebeu 5 MM de visitantes únicos no mês (recorde), e foi citado por 35 veículos nacionais e internacionais, conferindo amplitude à ação e credibilidade ao Congresso em Foco – ajudando o Congresso em Foco a reafirmar sua busca pela verdade e pela informação de credibilidade.

Agência: FCB Brasil
Anunciante: Congresso em Foco
Responsável pela peça (Agência): Luana Azeredo, Head de Planejamento
Responsável pela aprovação (Anunciante): Sylvio Costa Edson Sardinha, Fundador
Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro, FCB Brasil
Diretor Executivo de Criação: Fabio Simões, FCB Brasil
Diretor de arte: Antonia Zobaran, FCB Brasil
Diretor de arte: André Vervloet, FCB Brasil
Redator: Leonardo Marçal, FCB Brasil
Gerente de contas: Rafael Cardoso, FCB Brasil
Executiva de Atendimento: Karoline Araujo, FCB Brasil
Supervisor de Tecnologia Criativa: Marcelo Arteiro, FCB Brasil
Desenvolvedor: Emerson Queiroz, FCB Brasil
Diretora de planejamento: Bianca Reame, FCB Brasil

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