Santander escolhe Juliana Cury como CMO
Nathalie Picquot, CMO global do banco espanhol, esteve no Brasil, semana passada, e deu a palavra final sobre a contratação da executiva que era vice-presidente de marketing e vendas da Zamp (BK e Popeyes)
Nathalie Picquot, CMO global do banco espanhol, esteve no Brasil, semana passada, e deu a palavra final sobre a contratação da executiva que era vice-presidente de marketing e vendas da Zamp (BK e Popeyes)
Roseani Rocha
15 de fevereiro de 2024 - 12h01
Juliana Cury, que em julho de 2022 havia sido promovida a vice-presidente de marketing e vendas da Zamp (master franqueada no Brasil das redes Burger King e Popeyes) está de saída da companhia. Ela será a nova chief marketing officer (CMO) do Santander no Brasil, cargo que vinha sendo ocupado interinamente por Danielle Sardenberg, superintendente executiva de marketing, desde a saída de Igor Puga do banco, em outubro do ano passado.
Não apenas Puga, como outros executivos, haviam deixado o banco, após a chegada de Mário Leão ao cargo de CEO. Na ocasião, o desligamento do CMO no Brasil não havia sido comunicado à chefe global de marketing da instituição financeira, Nathalie Picquot, o que causou desconforto interno no Santander.
Tanto assim que a própria executiva espanhola esteve no Brasil, semana passada, para participar do processo final de escolha da pessoa que ocuparia, de fato, o cargo de CMO no banco em território brasileiro – condição imposta pela matriz para a nova seleção. E entre três finalistas, a escolha de Picquot foi por Juliana Cury, da Zamp.
Match perfeito
A motivação do Santander foi ter uma pessoa que aliasse o conhecimento do mercado financeiro – antes da Zamp, Juliana trabalhou pouco mais de 12 anos no Itaú Unibanco – com o trabalho para uma marca irreverente e ousada, como o Burger King. Assim, daria segmento a um trabalho de marketing feito pela operação brasileira que é considerado benchmark no mapa global do Santander.
Grande parte desse reconhecimento foi adquirido pelos trabalhos feitos com a Suno United Creators, responsabilidade que, por alinhamento global, passou a ser, desde abril do ano passado, da BETC Havas.
Como todo o processo de escolha da nova CMO ocorreu durante o Carnaval, nem a equipe de cerca de 100 pessoas do marketing do Santander, nem a da Zamp, foram oficialmente comunicadas até o momento.
Outro ponto que pode ser motivo para novas mudanças no Santander é o fato de que Juliana Cury, no Itaú, respondia para Danielle Sardenberg e com a movimentação se reencontraria no banco espanhol, agora como chefe da executiva que ocupou interinamente o posto de CMO.
Não se sabe ainda a data exata em que Juliana Cury assumirá o cargo, mas ela deverá passar por um processo de imersão, inclusive na Espanha.
Compartilhe
Veja também
Claro nomeia Rodrigo Marques como CEO
Paulo César Teixeira, CEO até o final deste ano, assumirá vaga no novo conselho consultivo da empresa
Mercado perde Eduardo Souza Aranha
Fundador e diretor executivo da Souza Aranha, profissional foi presidente da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd)