Os estreantes do Cannes Lions: Kito Siqueira

Buscar

Os estreantes do Cannes Lions: Kito Siqueira

Buscar
Publicidade

Comunicação

Os estreantes do Cannes Lions: Kito Siqueira

Meio & Mensagem mostra as impressões dos brasileiros que, pela primeira vez, irão julgar os trabalhos no Festival; fundador da Satélite Áudio participa do júri de Music


23 de maio de 2018 - 13h06

Kito Siqueira participa da avaliação dos trabalhos na categoria Music, parte do Entertainment Lions (Crédito: Reprodução)

O ambiente do Festival Internacional de Criatividade de Cannes não é nenhuma novidade para Kito Siqueira. Sua produtora, a Satélite Áudio, possui uma estante cheia de Leões conquistados no Festival – sendo o mais especial deles o Grand Prix de Film de 2015, conquistado junto com a F/Nazca pelo comercial feito para a Leica.

Um ambiente, no entanto, ainda era um mistério para Siqueira: a sala dos jurados. Nessa área até então desconhecida o produtor musical entrará em breve, quando se reunirá com demais jurados de todo o mundo para avaliar os trabalhos da categoria Music na edição deste ano do Cannes Lions. A experiência de participação no festival não aliviou a emoção e ansiedade ao ser convidado a participar do júri. “Quem trabalha nessa área fica tão embebido em Cannes que passa a ter algumas metas. A primeira é ganhar um Leão, a segunda é conseguir descobrir como é possível ganhar outros e, a meta maior é, um dia, ser escolhido para participar do festival como jurado”, confessa o sócio e fundador da Satélite.

Para avaliar os trabalhos de sua categoria com rigor e preparo, Siqueira usará a experiência obtida na participação de júris de importantes festivais internacionais, como D&AD e Ciclope, além da vivência que obteve nos últimos dois anos, quando participou, como mentor, do South by Southwest, outro dos eventos mais importantes para quem atua na área de comunicação e entretenimento.

A primeira impressão obtida ao fazer uma análise prévia dos trabalhos inscritos em sua categoria é a imensa variedade de peças que podem estar inseridas em Music, categoria inserida no Entertainment Lions. “A categoria é muito vista e tem trabalhos completamente diferente uns dos outros. São inscritos desde videoclipes até ações promocionais, campanha tradicional, música. Tenho feito a tarefa de pesquisar cada uma das peças, procurar o site oficial, me aprofundar no case para poder chegar ao Festival com uma melhor capacidade de avaliação”, comenta Siqueira.

Assim como na maior parte das 26 categorias que compõem o Cannes Lions, o pré-julgamento de Music já teve início. Nessa fase, os jurados avaliam, de forma online, uma lista prévia dos cases inscritos e já vão opinando sobre quais possuem ou não chances de disputar os cobiçados Leões. A tarefa extra na rotina não incomoda o novo jurado. “Essa fase é muito boa porque permite que nós cheguemos lá já com uma bagagem para avaliar de maneira melhor. Mas, por enquanto, acho que não fizemos ainda nem um quarto dos trabalhos. Há muito julgamento pela frente”, diz o profissional.

Leia também outros perfis da série “Os estreantes do Cannes Lions“:
Patricia Bartuira
Paulo Coelho

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa