Ford escolhe BBDO para atender conta global

Buscar

Ford escolhe BBDO para atender conta global

Buscar
Publicidade

Comunicação

Ford escolhe BBDO para atender conta global

WPP segue responsável por parte da conta, incluindo compra de mídia, CRM e shopper marketing


8 de outubro de 2018 - 16h11

(Crédito: Reprodução)

A Ford encerrou o processo de concorrência global e escolhei a BBDO para liderar seu trabalho de publicidade em todo o mundo. A WPP, parceira histórica da montadora, no entanto, não foi deixada de lado na escolha. A holding continuará sendo parceira no anunciante para as questões de compra e planejamento de mídia, shopper marketing e CRM e também ficará responsável pelo atendimento publicitário multicultural da marca. De acordo com a Ford, a Wieden+Kennedy também foi selecionada como uma parceira de criatividade e inovação para projetos específicos. A concorrência contou com a supervisão da consultoria Flock Associates.

A montadora também anunciou que irá reforçar seu time interno de marketing, criando 100 novos postos de trabalhos ligados às áreas de design, ferramentas de mídia, tecnologia e experiências do consumidor. Com a concorrência, a montadora prevê investir US$ 150 milhões anualmente como parte de um plano que denominou “modelo de marketing mais ágil”. “A Ford já é uma das mais conhecidas e respeitadas marcas do mundo. Neste importante momento de reinvenção e transformação, estamos animados em fazer parcerias com agências globais criativas para liberar todo o potencial do icônico Blue Oval”, declarou Joy Falotico, VP e CMO da Ford, em comunicado.

“Hoje é um grande, grande dia. Temos uma nova marca maravilhosa para ajudar a construir. Não poderia estar mais orgulhoso das centenas de pessoas em todo o mundo que fizeram isso acontecer, nem mais agradecido à Ford pela confiança em nós”, disse o CEO e presidente da BBDO, Andrew Robertson, também em comunicado.

A decisão significa que o WPP e seu novo CEO, Mark Read, conseguiram evitar o pior cenário possível – que seria a perda total da conta da montadora na concorrência. Ainda assim, é difícil não ver a decisão da Ford como algo negativo para a holding, considerando o tamanho da conta e a história parceria entre as duas partes. A montadora vem trabalhando com o WPP desde 1943, quando contratou a agência J. Walter Thompson. Pela receita, a Ford ainda é um dos maiores clientes do grupo.

Em comunicado enviado à imprensa, o WPP comentou sobre a decisão da Ford. “Nos últimos cinco meses, o WPP trabalhou com o futuro do marketing e da publicidade da Ford. Com a conclusão da concorrência, o WPP ficará responsável pela ativação da marca nos canais e regiões, por meio de sua agência global – a GBT – junto com outras agências do WPP, enquanto a montadora apontou outra agência global para liderar sua criatividade. O WPP continuará liderando as ativações, incluindo planejamento de mídia, compra de mídia, digital e produção”, diz a holding em comunicado. Por fim, o WPP também fiz que “continuará trabalhando bem próximo à Ford para construir o formato futuro de seu relacionamento e impacto junto aos consumidores”.

A Ford iniciou a concorrência em abril em meio a uma grande movimentação que visava o corte de custos e um reposicionamento de mercado  na América do Norte, onde passou a focar nos veículos dos tipos SUV, crossovers e trucks. A montadora, cujas ações sofreram uma queda nos últimos meses, visa cortar um total de US$ 25, 5 bilhões em custos, sendo que metade do montante viria de marketing e vendas. Na semana passada, a Ford confirmou o corte de mais de 70 mil trabalhadores assalariados em todo o mundo.

Ao longo desses anos, a Ford terceirizou parte de seus trabalhos e funções de marketing ao WPP e romper totalmente com a holding poderia causar problemas à montadora. Haveria uma opção de que a Ford realmente romper totalmente com a holding caso tivesse optado pela Omnicom, holding com porte capaz de fazer o atendimento à montadora. Por isso, a Wieden+Kennedy é vista com uma “frenemy” pelo WPP, pelo fato de a rede independente nunca ter se mostrado uma ameaça na disputa da totalidade da conta.

A Ford já trabalhou com a W+K em uma campanha que deve ser lançada em outubro, em uma parceria firmada em agosto, enquanto o processo global de concorrência acontecia. A campanha, que deve ter o nome de “Ford Proud”, será exibida na reunião de revendedores da marca que acontece nesse mês, em Las Vegas.

Além da Ford, cujo desfecho já esta definido, o WPP também participa da concorrência global da Volkswagen, que também está selecionado um novo parceiro de publicidade desde abril – algo que poderia compensar a parte da conta perdida da Ford. De acordo com pessoas envolvidas no processo, o WPP está disputando com o Publicis Groupe a conta da Volkswagen na América do Norte.

No Brasil, a conta publicitária da Ford é atendida pela GTB, dentro da estrutura da J. Walter Thompson.

* Com informações do Advertising Age

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia