Em meio a concorrência, Deutsch perde Volkswagen nos EUA

Buscar

Em meio a concorrência, Deutsch perde Volkswagen nos EUA

Buscar
Publicidade

Comunicação

Em meio a concorrência, Deutsch perde Volkswagen nos EUA

Fontes ouvidas pelo Ad Age indicam tendência de consolidação da marca em apenas duas holdings


19 de setembro de 2018 - 10h28

*E. J. Schultz, do Ad Age

Crédito: Alexander Koerner/Getty Images

A agência Deutsch perdeu a conta criativa da Volkswagen nos EUA, segundo fontes próximas ao assunto ouvidas pelo Ad Age. Com o processo de concorrência da conta global da marca chegando ao fim, a agência do Interpublic Group perde a parceria firmada desde 2009.

Tanto WPP quanto Publicis Group e Omnicom participaram do processo de revisão global, que teve início em abril deste ano. A Deustsch estava concorrendo apenas para a porção norte americana da conta. A eliminação da agência poderia ser um sinal de que a Volks está tentando consolidar porções maiores da marca em apenas uma ou duas holdings.

A rede DDB, do Omnicom, já cuida da maior parte da conta da VW na Europa e no Canadá.

O envolvimento do WPP é notável porque a holding, tradicionalmente, construiu um acordo exclusivo com a Ford. Dessa forma, o grupo precisa da aprovação da montadora estadunidense para participar de outras concorrências no setor. O acordo inclui agências e suas subsidiárias que são parte da rede de agências dedicadas a Ford, chamada Team Detroit, formada em 2006 – incluindo JWT, Ogilvy, Y&R, Wunderman e Mindshare.

Com a Ford realizando seu próprio processo de concorrência, entretanto, esse acordo de exclusividade deve perder seu valor, segundo fontes ouvidas pelo Ad Age. O WPP, que realizou um rebranding da rede de agências dedicadas a Ford em 2016 – adotando o nome de Global Team Blue -, está se defendendo de um desafio imposto pela Wieden & Kennedy e da BBDO, do Omincom, nesta concorrência pela Ford.

A Deustsch comanda a operação da VW de Los Angeles, nos EUA. A agência viveu diversas mudanças de CMO na montadora, assim como o período de crise em 2015, quando foi descoberto o escândalo da fraude operada pela empresa com os níveis de emissão de gases causadores do efeito estufa, que levou a grandes mudanças estruturais na companhia.

Representantes da Deutsch e da VW não responderam aos pedidos de entrevista da reportagem.

*Traduzido por Salvador Strano

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    Marca da BRF Pet renova posicionamento de comunicação e amplia a atuação ao entrar nas categorias de patês e biscoitos para cães e gatos

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores