WMcCann conquista comunicação integrada do Walmart

Buscar

WMcCann conquista comunicação integrada do Walmart

Buscar
Publicidade

Comunicação

WMcCann conquista comunicação integrada do Walmart

Rede supermercadista era atendida pela DM9 desde 2013, agência com a qual testou um modelo interno, a in-house Tamboré


30 de maio de 2019 - 10h00

Crédito: divulgação

Atualizada às 11h15

O Walmart Brasil informa que a WMcCann é sua nova agência de publicidade responsável pela comunicação integrada de todas as suas bandeiras de hipermercados, supermercados e atacadistas. Isso compreende as marcas Walmart Brasil, Big, Hiper Bompreço, Mercadorama, Nacional, Todo Dia, Bompreço e Maxx.

Desde o final de 2017, o Walmart era atendido por um modelo de publicidade desenvolvido, na época, junto à DM9DDB — que em parceria com a agência Z515 estruturou a Tamboré. A operação, localizada na sede da rede supermercadista, em Alphaville, na grande São Paulo, era uma espécie de in-house que contava com os talentos da agência e também com funcionários do marketing do anunciante para atender diretamente as demandas de comunicação da rede, em todas as mídias.

A criação a estrutura foi articulada por Nizan Guanaes, que na época havia retomado a gestão diária da agência. A parceria entre DM9 e Walmart foi iniciada em 2013 e, em meados de 2017, a rede supermercadista decidiu promover uma concorrência para reavaliar seus trabalhos de comunicação. Para manter a conta em seu portfólio, Nizan fez com que o grupo ABC oferecesse um modelo diferente de atendimento, voltado exclusivamente às necessidades do cliente, em uma estrutura própria e separada do restante da agência. A ideia foi aceita pelo Walmart e a Tamboré começou a funcionar oficialmente no final de 2017.

Em meados de 2018, o Walmart, no entanto, voltou a fazer uma concorrência para rever seu modelo de atuação publicitária no Brasil. Esse movimento aconteceu logo depois de a operação nacional da marca ter sua maior parte (8o%) adquirida pelo fundo de private equaty Advent International.

Meses depois, em dezembro, o grupo ABC uniu a DM9 com a Sunset, originando a SunsetDDB, operação que unia os clientes das duas agências e que passou a ser liderada por Guilherme Jahara e Ligia Vulcano. Após essa mudança, em fevereiro deste ano, o Walmart chegou a anunciar que a conta digital de publicidade ficaria na SunsetDDB.

A decisão da concorrência que, agora, escolheu a WMcCann acontece em um período de revisão da operação da companhia supermercadista no mercado brasileiro. Há duas semanas, o Walmart anunciou o encerramento de seu marketplace online no País, afirmando que dará prioridade ao modelo atacarejo, transformando dez hipermercados na bandeira Maxxi e outros dez na bandeira Sam’s Club. De acordo com informações obtidas pela reportagem, participaram dessa concorrência pela conta publicitária – além da vencedora, WMcCann – as agências SunsetDDB, Fbiz, J. Walter Thompson e Moma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia