WMcCann conquista comunicação integrada do Walmart

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WMcCann conquista comunicação integrada do Walmart

Rede supermercadista era atendida pela DM9 desde 2013, agência com a qual testou um modelo interno, a in-house Tamboré

Bárbara Sacchitiello
30 de maio de 2019 - 10h00

Crédito: divulgação

Atualizada às 11h15

O Walmart Brasil informa que a WMcCann é sua nova agência de publicidade responsável pela comunicação integrada de todas as suas bandeiras de hipermercados, supermercados e atacadistas. Isso compreende as marcas Walmart Brasil, Big, Hiper Bompreço, Mercadorama, Nacional, Todo Dia, Bompreço e Maxx.

Desde o final de 2017, o Walmart era atendido por um modelo de publicidade desenvolvido, na época, junto à DM9DDB — que em parceria com a agência Z515 estruturou a Tamboré. A operação, localizada na sede da rede supermercadista, em Alphaville, na grande São Paulo, era uma espécie de in-house que contava com os talentos da agência e também com funcionários do marketing do anunciante para atender diretamente as demandas de comunicação da rede, em todas as mídias.

A criação a estrutura foi articulada por Nizan Guanaes, que na época havia retomado a gestão diária da agência. A parceria entre DM9 e Walmart foi iniciada em 2013 e, em meados de 2017, a rede supermercadista decidiu promover uma concorrência para reavaliar seus trabalhos de comunicação. Para manter a conta em seu portfólio, Nizan fez com que o grupo ABC oferecesse um modelo diferente de atendimento, voltado exclusivamente às necessidades do cliente, em uma estrutura própria e separada do restante da agência. A ideia foi aceita pelo Walmart e a Tamboré começou a funcionar oficialmente no final de 2017.

Em meados de 2018, o Walmart, no entanto, voltou a fazer uma concorrência para rever seu modelo de atuação publicitária no Brasil. Esse movimento aconteceu logo depois de a operação nacional da marca ter sua maior parte (8o%) adquirida pelo fundo de private equaty Advent International.

Meses depois, em dezembro, o grupo ABC uniu a DM9 com a Sunset, originando a SunsetDDB, operação que unia os clientes das duas agências e que passou a ser liderada por Guilherme Jahara e Ligia Vulcano. Após essa mudança, em fevereiro deste ano, o Walmart chegou a anunciar que a conta digital de publicidade ficaria na SunsetDDB.

A decisão da concorrência que, agora, escolheu a WMcCann acontece em um período de revisão da operação da companhia supermercadista no mercado brasileiro. Há duas semanas, o Walmart anunciou o encerramento de seu marketplace online no País, afirmando que dará prioridade ao modelo atacarejo, transformando dez hipermercados na bandeira Maxxi e outros dez na bandeira Sam’s Club. De acordo com informações obtidas pela reportagem, participaram dessa concorrência pela conta publicitária – além da vencedora, WMcCann – as agências SunsetDDB, Fbiz, J. Walter Thompson e Moma.

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