Intimus amplia debate sobre estigmas da menstruação

Buscar

Comunicação

Publicidade

Intimus amplia debate sobre estigmas da menstruação

Para viabilizar sua maior campanha já feita, anunciante reuniu montou um time integrado com as agências Ogilvy, VML e Pros

Filme da campanha Chega de Estigma, de Intimus, aborda estigmas em torno da menstruação

Isabella Lessa
12 de março de 2020 - 6h00

Com o intuito de amplificar o debate sobre os tabus que ainda rodeiam a menstruação, a Intimus lançou, no domingo, 8, Dia Internacional da Mulher, a campanha #ChegadeEstigma. Esse foi o maior esforço de comunicação já feito pela marca de absorventes íntimos da Kimberly-Clark: além do Brasil, o trabalho está sendo veiculado simultaneamente em países como Argentina, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai e em alguns países da América Central.

Campanha envolveu a participação conjunta da Ogilvy e da VML, além da agência de PR Pros (Crédito: Divulgação)

Para executar a campanha, a Intimus voltou a reunir um time integrado batizado de K-C Connect, com profissionais da Ogilvy e da VML. A Pros, de relações públicas, trabalhou de forma integrada com a equipe das duas agências – em 2018, o trio foi responsável pelo trabalho “Menstruada ou não, ela pode”. Segundo Fernanda Hermanny, diretora de marketing de cuidado adulto e feminino da Kimberly-Clark Brasil, a campanha começou com um twittaço no dia 2 de março, seguido por um manifesto composto por momentos de estigma, que podem acontecer na escola, no trabalho e em diversas situações cotidianas. “Independentemente de cultura ou classe social, as mulheres ainda são estigmatizadas por algo natural que acontece desde a existência da humanidade. E isso acontece porque o assunto “menstruação” ainda é visto como um tabu, gerando, por vezes, uma desinformação que reforça o estigma de que o ciclo menstrual é algo vergonhoso e limitador”, afirma Fernanda.

Levando o debate para a rua
Ogilvy e VML são responsáveis pela ideia da Caixa do Estigma – desenvolvida pela MediaMonks, que também cuidou da produção do filme, junto com a produtora Awake –, ativação realizada no domingo, 8. No vão do Center 3, na Avenida Paulista, o público pôde entrar em uma caixa gigante para uma experiência imersiva, onde foram impactados com áudios e vídeos com depoimentos reais que levaram a uma reflexão sobre o estigma da menstruação. Em seguida, os participantes tiveram um momento de resposta aos estigmas com a ilustradora e influenciadora Nath Araújo, do Instagram @Nanaths. Foram distribuídas 20 senhas para sorteio e, a partir da conversa com a artista, ilustrações personalizadas foram produzidas com o rosto dos sorteados e seus respectivos questionamentos sobre o tema.

Artistas como a cantora Karol Conká, a apresentadora Rafa Brites e as atrizes Klara Castanho e Sophia Abrahão, além das iinfluenciadoras Thaynara Og, Letticia Munniz, Dora Figueiredo, Roberta Freitas, Gabi Lopes e Rica de Marré (Gabriela Sales) foram convidadas por Intimus para ampliar o debate. Algumas delas participam do videocase que contou com influenciadoras da Argentina e Colômbia.

Outro convidado foi o ator João Vicente de Castro, com o intuito de reforçar que os homens também devem fazer parte desta conversa. “A comunicação evoluiu muito nos últimos anos ao passar a tratar o tema com naturalidade: mostrar o sangue vermelho e não com o famoso líquido azul, não mostrar mais a mulher de calça branca feliz durante a menstruação. As marcas tratarem o assunto de maneira natural, sem estigmas, já é um grande passo. A oportunidade que vejo é exatamente o que estamos fazendo de gerar o diálogo com a sociedade, incluindo homens na conversa e sendo um veículo de informação sobre o tema”, afirma Fernanda.

O site da marca está disponibilizando conteúdos exclusivos, como vídeos, posts e figurinhas para serem compartilhados no WhatsApp. Com viés mais educacional, o anunciante elaborou, em parceria com a ONG Plan International, uma cartilha sobre menstruação, que também pode ser acessada na página.

Branded content e podcast
Estão previstos para este mês projetos de branded content com a Globosat nos programas Saia Justa e Papo de Segunda, além de uma web série com Rafa Brites e uma parceria com Quebrando o Tabu no programa Mude Minha Ideia. Também estreiam este mês projetos com os podcasts Um Milkshake Chamado Wanda e Imagina Juntas.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • fernanda hermanny

  • Ogilvy

  • Globosat

  • VML

  • Intimus

  • Kimberly-Clark

  • PROS

  • América Latina

  • menstruação

  • chega de estigma

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”