Comgás: nova marca para novos tempos

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Comgás: nova marca para novos tempos

Com 100 mil novos clientes por ano em sua base, companhia visa refletir seu dinamismo na identidade elaborada pela Sal

Roseani Rocha
3 de fevereiro de 2016 - 8h00

Desde o dia 1º de janeiro com um novo diretor-presidente e de Relações com Investidores, cargo assumido por Nelson Gomes (que acumula o cargo de diretor-presidente e diretor de RI da Cosan), a Comgás vive um período de renovação. Isso se reflete a partir desta semana também em sua identidade visual, modificada pela Sal, consultoria de gestão de marcas, que já atuou para empresas como Rede Globo e Itaú.

“Esse é um trabalho que vem sendo feito há sete meses e vai muito além de uma mudança de logo. É uma nova forma de a companhia se apresentar ao mercado”, explica Sergio Luiz da Silva, diretor de marketing, planejamento e suprimento da Comgás. Apresentada ao público interno semana passada, num evento no Guarujá (SP), a nova identidade visual da empresa começou a ser exposta ao público geral nesta semana, em anúncios nos principais jornais, além de seguir um plano de divulgação em meios digitais.

O objetivo é mostrar a dinamização da companhia, após a privatização, em 1999, e chegada de novos acionistas, em 2013, assim como sua atuação que vai além do fornecimento de gás para o público doméstico – a companhia atua também nos segmentos comercial, industrial e automotivo. No residencial, são 1,5 milhão de clientes (na área que compreende Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba); no comercial, a empresa atende 14 mil clientes de diversos segmentos, de padarias a restaurantes e academias; no industrial, são outros 1.100 clientes (95% das indústrias paulistas; além de duas termelétricas no estado.

O diretor de marketing da Comgás garante que cada um desses públicos foi ouvido para a atualização da identidade visual da empresa.

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A última mudança realizada na marca precede a privatização, tendo ocorrido em meados dos anos 80. Para Silva, a marca antiga refletia respeito, mas não todo o dinamismo atual da empresa. O novo logotipo tira o nome da empresa de dentro de uma caixa (representando sua atuação sem limites), tem letras minúsculas (para transmitir simplicidade e proximidade com os públicos), usa as cores tradicionais, azul e verde, com esta última mais clara e no formato de uma chama, símbolo da energia que impulsiona os negócios da própria empresa e de seus clientes.

Todo o processo de mudança de marca teve o envolvimento do novo presidente da companhia. A Comgás tem elevado em 100 mil clientes por ano sua base.

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