As bases de Gabriel Medina como garoto propaganda

Buscar

As bases de Gabriel Medina como garoto propaganda

Buscar
Publicidade

Marketing

As bases de Gabriel Medina como garoto propaganda

Atributos como afetividade, arrojo, conexão e jovialidade atraem a atenção das marcas na visão do mercado


29 de agosto de 2019 - 16h02

Medina é embaixador global da JBL ao lado de nomes como Demi Lovato, Quincy Jones e o jogador da NBA, Stephen Curry (Divulgação)

O bicampeonato mundial de surf, conquistado em dezembro de 2018, ajudou o brasileiro Gabriel Medina a catapultar ainda mais a sua marca em um cenário global, atraindo a atenção de novos e antigos patrocinadores. Neste mês aconteceu um movimento icônico neste sentido. O surfista foi contratado para ser embaixador global da JBL e passa a representar a marca no Brasil e no exterior ao lado de grandes nomes da música, dos esportes e do entretenimento, como a cantora e atriz Demi Lovato, o produtor musical Quincy Jones e o jogador da NBA, Stephen Curry.

Para Luciano Sasso, diretor sênior de vendas e marketing da Harman para a América do Sul, empresa que controla a JBL, Medina é um exemplo em determinação e inovação, características que a marca trabalha constantemente em sua comunicação. “Ele é um jovem talentoso, determinado, arrojado e, acima de tudo, inovador, com suas manobras que revolucionaram o surf em nível mundial”, afirma. Também em agosto, o surfista gravou o primeiro comercial de sua parceria com a Audi no Brasil.

Segundo a Go4it, empresa que faz a gestão comercial de Medina e costura a sua parceria com as marcas, o surfista tem contrato com onze marcas. São elas Rip Curl, Oi, Bradesco, Guaraná Antárctica, Corona, Semp TCL, Audi, JBL, Orthopride, Polo Blue e Surfland Brasil. Para Felipe Stanford, diretor global de marcas e atletas da empresa, a imagem de Medina transcendeu o universo do surf, o que faz com que o profissional consiga trabalhar tanto nos segmentos mais “óbvios”, como material esportivo, como nos mais distantes da sua realidade esportiva, como tecnologia e segmento bancário. “O Gabriel, por ser um atleta global, bicampeão mundial e ter um lifestyle aspiracional, consegue flutuar em diversos segmentos”, explica.

“Além disso, é o único bicampeão mundial de surf que é brasileiro, o cara que leva a imagem do Brasil pelo mundo” – Ivan Martinho

Felipe também enxerga o surfista brasileiro como um fenômeno dentro e fora da água, seja em um evento público, mídias tradicionais ou nas redes sociais. Para ele, como garoto propaganda, o mais importante é a associação que o patrocinador garante com a força digital do Gabriel, somada às suas características profissionais, como, dedicação, alta performance e inovação.

Professor de marketing esportivo da pós-graduação da ESPM SP, Ivan Martinho, acha que três atributos se destacam em Gabriel Medina analisado como garoto propaganda: o aspecto família, a modernidade e a conexão. “O fato de ser jovem, ter muitos amigos de outras modalidades e celebridades, ser atuante nas redes sociais e ter um discurso simpático evitando assuntos polêmicos confere a ele uma imagem positiva e muito procurada pelas marcas. Além disso, é o único bicampeão mundial de surf que é brasileiro, o cara que leva a imagem do Brasil pelo mundo assim como fazia o Senna”, finaliza Ivan.

Imagem de topo: Lance Asper/ Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Petz e Cobasi preparam fusão que criará gigante do segmento

    Petz e Cobasi preparam fusão que criará gigante do segmento

    Nova companhia terá 50% de participação de cada uma das empresas e dará origem a player com 483 lojas e faturamento de R$ 6,9 bilhões

  • Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações

    Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações

    Riachuelo e Puma vestirão os integrantes do Time Brasil dentro e fora das quadras, enquanto Havaianas será, mais uma vez, o calçado oficial da delegação