Carrefour detalha novas ações antirracismo

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Carrefour detalha novas ações antirracismo

Medidas têm foco no longo prazo e incluem cláusula antirracista nos contratos com todos os fornecedores, criação de uma ouvidoria, campanhas de combate ao racismo e fomento ao empreendedorismo negro


11 de dezembro de 2020 - 17h48

Empresa afirma que tragédia com João Alberto não será esquecida (Crédito: Reprodução)

Nesta sexta-feira, 11, o Carrefour voltou a anunciar a adoção de medidas sugeridas à companhia pelo Comitê Externo Independente que passou a aconselhá-la em iniciativas contra o racismo estrutural, após a morte do cliente João Alberto Freitas, em um dos hipermercados da rede em Porto Alegre, dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra.

A rede anuncia oito compromissos com objetivo declarado de não deixar cair no esquecimento a morte de João Alberto e de combater o racismo institucionalizado no País. Também nesta sexta-feira, aliás, a polícia civil indiciou seis pessoas por homicídio triplamente qualificado no caso: os seguranças Giovane Gaspar da Silva, Paulo Francisco da Silva e Magno Braz Borges; a fiscal Adriana Alves Dutra; e os funcionários Kleiton Silva Santos e Rafael Rezende.

O plano do Carrefour tem três esferas, uma interna, envolvendo colaboradores; outra relativa ao ecossistema, que inclui parceiros e fornecedores; e, por fim, a externa, com a sociedade. Segundo a empresa, trata-se apenas do “início de uma mudança” para que negros e negras “ocupem seus lugares de fala, de trabalho e de respeito na sociedade”. São estes os oito pontos apresentados hoje:

 

Política de Tolerância Zero

O Carrefour Brasil, irá revisar, até o fim do próximo mês, sua política de Valorização da Diversidade, enfatizando o tratamento rigoroso dos casos de discriminação e racismo por parte de seus colaboradores, clientes e fornecedores. Fará isso por meio de diálogo com especialistas, entidades e movimentos negros, para que auxiliem a empresa na revisão de suas políticas internas e externas. As medidas antidiscriminatórias englobam mudanças na gestão e na governança que incluem: 1) instituição de medidas preventivas e sancionatórias contra práticas de racismo e outras formas de discriminação estabelecidas de modo claro, transparente e postas para o conhecimento público; 2) adoção de práticas de governança que reforcem o controle e responsabilização por parte da alta direção da empresa; 3) implementação de programas de educação e formação antirracista de caráter permanente para colaboradores. Até janeiro de 2021, haverá uma cláusula antirracista e de combate a todo tipo de discriminação em todos os contratos que o Carrefour Brasil possui com seus fornecedores.

Modelo de segurança

Seguindo o anúncio do último dia 4 de dezembro, o Carrefour Brasil adotou o compromisso de internalizar 100% da equipe de segurança que atua dentro de suas lojas, iniciando com um projeto piloto em quatro unidades do Rio Grande do Sul, no dia 14/12. O objetivo é de ter a internalização implementada em toda a rede até o fim de outubro de 2021, a depender dos resultados deste piloto. Estes profissionais terão perfil e abordagem ressignificados, com ênfase no apoio, na orientação e acolhimento dos clientes. Além disso, os profissionais responsáveis pela segurança externa da loja, que cumprem requisitos legais com chancela da Polícia Federal, receberão o treinamento antirracismo para estarem alinhados às políticas da empresa. O Carrefour reitera que os profissionais de segurança de loja contratados seguirão a representatividade da população brasileira, na qual aproximadamente 50% será de mulheres e negros.

Divulgação e Capacitação sobre Política de Tolerância Zero

Mais do que capacitar seus colaboradores e fornecedores, é preciso ser transparente com a sociedade, para que ela possa acompanhar a execução do plano de ação proposto. Até o fim do próximo mês, o Carrefour irá lançar um hotsite para que todas as ações sejam acompanhadas. Além de prestar contas, será um canal de diálogo com entidades e movimentos que lutam pela causa, conscientização, bem como publicação de editais e campanhas sobre a temática.

Além disso, todos os colaboradores serão treinados em uma trilha de diversidade, inclusão e combate ao racismo e à discriminação, tendo como eixo interseccional a etnia, tratando também de pautas LGBT+, PCD – Pessoas Com Deficiência, entre outras. Até o fim de fevereiro de 2021, serão iniciadas campanhas com o tema do combate ao racismo, como forma de contribuir para a conscientização da população brasileira. E será criado, até o fim de junho de 2021, um Fórum Virtual educativo sobre o combate ao racismo e a todo tipo de discriminação, aberto a todos os brasileiros.

Carreira de Pessoas Negras

A maioria dos profissionais brasileiros possui chefes brancos. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, somente 10% dos chefes são pretos. Por causa de números como esses, o Carrefour vai garantir, até dezembro de 2021, o desenvolvimento e capacitação de 100 pessoas negras por ano como alavanca de carreira com foco em posição de lideranças e posições críticas para a organização, incluindo apoio psicológico e emocional, aceleração de conhecimento (graduação, MBA, idiomas etc.) e mentoria para carreira. Outro ponto a ser adotado, até o fim de março de 2021, é a revisão das metas de inclusão de negros nos níveis de liderança, do sistema de avaliação de desempenho – incluindo potencial e competências -, e da política de promoção e mérito, de forma a tornar mais justas as oportunidades de crescimento.

Investimento Social Privado

O Grupo Carrefour Brasil se compromete a investir em ações de impacto na sociedade. Por isso, vai abrir, até fevereiro de 2021, editais com foco na educação, na empregabilidade e no empreendedorismo de pessoas negras, que abrange o financiamento de cursos técnicos e acadêmicos (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e intercâmbio) nas áreas de Tecnologia e Gastronomia para formação de profissionais para o mercado de trabalho. A rede atuará ainda no fomento de Projetos Sociais de empreendedores negros nas áreas da alimentação em zonas rurais e/ou urbanas e tecnologia e na criação de ações de voluntariado com as comunidades do entorno de suas lojas, previstas para o primeiro semestre de 2021.

Contratação de Pessoas Negras

O Carrefour se compromete a empregar seus melhores esforços para contratar profissionais negros e negras para posições estratégicas e, ainda, contratar anualmente, cerca de 20.000 colaboradores(as) negros(as) em parceria com associações e profissionais de RH inseridos nas comunidades onde a empresa está presente, respeitando a representatividade racial da população do país. Até o fim de agosto de 2021, será criado um programa específico de estágio e outro de trainee para negros e negras, a fim de fomentar os quadros de liderança da companhia.

Dispositivos Digitais de Segurança

Outra medida importante que será implementada, no primeiro trimestre de 2021, é a criação de um Canal de Ouvidoria, com foco no combate ao racismo e a todo tipo de discriminação. O objetivo principal é ter este espaço para que clientes possam, facilmente, denunciar casos dentro das lojas. Após o recebimento da denúncia, imediatamente uma equipe dedicada iniciará a apuração para tomar as medidas necessárias, como forma de impedir que situações parecidas se repitam. Em paralelo, estamos reforçando o Canal de Denúncias para colaboradores com atendimento específico para discriminação. Os sites, aplicativos e lojas do Carrefour também contarão com um dispositivo para apoiar as pessoas que estão sofrendo qualquer tipo de preconceito e violência relacionado à raça ou ao gênero.

Aceleradora de Empreendedorismo Negro

Por outro lado, as oportunidades para empreendedores(as) negros e negras ainda são bem menores em comparação ao restante da população. Sendo assim, no primeiro trimestre de 2021, o Carrefour irá criar um Programa de Inclusão desses empreendedores em sua cadeia de valor em parceria com entidades e organizações intermediárias negras. Também investirá recursos financeiros destinados a redes incubadoras e aceleradoras negras nas cadeias produtivas de gastronomia, rural e de tecnologia, começando com um projeto-piloto no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, disponibilizará seu marketplace digital e físico para divulgar a rede de empreendedores negros de cada região, como forma de ampliar a atuação e fomentar o empreendedorismo local.

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