Coca-Cola, Ypê e Italac seguem as mais escolhidas no Brasil

Buscar

Coca-Cola, Ypê e Italac seguem as mais escolhidas no Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

Coca-Cola, Ypê e Italac seguem as mais escolhidas no Brasil

Edição 2022 do Brand Footprint, da Kantar, avaliou 350 marcas e o consumo de 11,3 mil lares, que representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do País


18 de abril de 2022 - 6h10

A décima edição do Brand Footprint, ranking elaborado pela Kantar que indica quais são as marcas mais escolhidas pelos brasileiros, apresentou apenas uma mudança no Top 5. Coca-Cola manteve a liderança sendo a marca de preferência dos consumidores em 564 milhões de ocasiões, seguida por Ypê, Italac e Perdigão, todas com crescimento no CRP. Para entrar nesta edição do Top 50, a marca precisou ter, ao mínimo, 114 milhões de CRPs, penetração de 35,9% (percentual que foi de 35%, em 2020, e de 31,4%, em 2019) e frequência de 3,3 (número que foi de 3 tanto em 2020 quanto em 2019).

Pesquisa  avaliou 350 marcas e o consumo de 11,3 mil lares (Crédito: Mangostar/Shutterstock)

O principal avanço na lista foi a Seara, que aparece em quinto lugar após conquistar seis posições. O salto da Seara evidencia a manutenção de um movimento observado na edição anterior do estudo, de uma busca por proteínas mais acessíveis, alternativas à carne bovina. Além de Perdigão e Sadia, que se mantiveram no Top 10, os resultados mostram crescimento da Seara e da Frimesa (aparece em 42º lugar, após ganhar sete posições).

A métrica do estudo leva em consideração a penetração (alcance da marca) e a frequência (número de vezes que a marca é escolhida no PDV) que, combinadas, geram o Consumer Reach Point (CRP), indicador das marcas mais escolhidas pelo consumidor. Na versão 2022, foram avaliadas 350 marcas e o consumo de 11,3 mil lares — que representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do Brasil.

Mesmo com a desaceleração da pandemia e consolidação da saída, neste ano, o cenário ainda é bastante agressivo, com o consumidor manejando e remanejando hábitos de consumo. Segundo Elen Wedemann, CEO da Kantar, Divisão Worldpanel Brasil, foram observados dois movimentos principais nos comportamentos de consumo no ano passado: a migração para marcas consolidadas em categorias da cesta básica (como molho de tomate pronto, suco em pó, temperos prontos etc.) e o aumento do espaço do snacking time e carry out, com a volta às atividades presenciais (com crescimento de salgadinhos, biscoitos, pães e bolos).

“Nem todo mundo comprará marca premium ou só por preço. Estamos no momento ampulheta, de voltar a sair de casa, redefinir os supermercados e as lojas que vamos frequentar. É importante a marca acompanhar esse movimento e resolver essa questão de preço. Não esperamos que a inflação se resolverá. Me parece que estamos fazendo esses ajustes mais rapidamente. As marcas têm oportunidades com as pessoas saindo mais: conhecer essas jornadas será importante para 2022”, analisa Elen.

Ranking digital
Nesta edição, a Kantar apresenta, pela primeira vez, um ranking focado no consumo online, com dados do ano cheio — ano passado, houve uma primeira lista focada no segundo semestre, o que não permite comparação. Em 2021, cerca de 12 milhões de domicílios compraram bens de consumo rápido pelo e-commerce. A penetração no segundo semestre chegou a 15,4%, sendo que o WhatsApp é o principal meio de acesso, com 6,9% de penetração. A líder foi a Ypê, seguida de Piracanjuba e Omo (veja Top 20 ao lado). Dez marcas presentes no Top 20 online estão no Top 10 off-line, e apenas uma — Fortaleza — não aparece no ranking tradicional da Kantar.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira