Legenda ?rouba? atenção de espectador

Buscar

Legenda ?rouba? atenção de espectador

Buscar
Publicidade

Mídia

Legenda ?rouba? atenção de espectador

Segundo pesquisa da IPDOIS Neurobusiness, legendas atrapalham na percepção de outros aspectos da obra


25 de julho de 2012 - 12h26

Foi divulgada nesta quarta-feira, 25, uma pesquisa que comprova que o uso de legendas por filmes atrapalha a visualização de aspectos da obra que acabam não sendo percebidos pelos espectadores. O estudo foi feito pelo instituto IPDOIS Neurobusiness e avaliou, por meio de eye tracking, o comportamento de 60 estudantes de ensino superior da cidade de Cascavel, no Paraná. A técnica de eye tracking permite acompanhar com precisão o movimento ocular dos espectadores. De acordo com a conclusão da pesquisa, perde-se 25% do tempo lendo as legendas. O filme utilizado para avaliação foi "Batman – O cavaleiro das trevas".

O pesquisador e coordenador da pesquisa, Marcelo Peruzzo, concluiu que as legendas atrapalham a maneira como a mensagem é percebida pelo telespectador. “A pessoa não consegue ver ao mesmo tempo o que se faz no filme (linguagem não verbal) e o que é escrito na legenda (linguagem verbal), portanto, acaba se confundindo. Ou seja, ao ler a legenda, perde o movimento não verbal dos personagens, que transmitem, principalmente, emoções e sentimentos, fundamentais para o entendimento completo do filme”, explicou, em comunicado.

Peruzzo, que é professor da Fundação Getúlio Vargas Management, presidente local da Associação Mundial de Neuromarketing e CEO do IPDOIS Neurobusiness, afirma que “o estresse é maior ao assistir um filme legendado do que ao assistir um filme dublado”. “Percebemos que a busca pela informação não verbal e verbal nos filmes legendados é tão intensa que é possível verificar o desespero do sistema visual, e, consequentemente do cérebro, em entender o que se lê e o que se vê, ao mesmo tempo", conclui.

Uma das tendências verificadas não apenas nas salas de cinema mas também nos canais de TV paga tem sido a dublagem de parte significativa da programação. Isso vem estimulando críticas de parte dos consumidores, mas, por outro lado, alega o mercado audiovisual, atrai novos telespectadores.

Leia mais

TV Paga: com ou sem legenda? 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo