Audiência cai, mas Super Bowl mantém força na TV americana

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Audiência cai, mas Super Bowl mantém força na TV americana

Dados prévios da Nielsen mostram que evento alcançou 103,4 milhões de pessoas - 7 milhões a menos do que o Super Bowl do ano passado


6 de fevereiro de 2018 - 8h19

Vitória do Philadelphia Eagles atraiu 103,4 milhões de pessoas para a TV nos Estados Unidos (Crédito: Reprodução/facebook.com/philadelphiaeagles)

A impressionante vitória do Philadelphia Eagles, o show do Justin Timberlake e toda a movimentação dentro e fora de Minneapolis fizeram da edição LII do Super Bowl mais uma etapa marcante das finais da NFL. Em termos de audiência televisiva, no entanto, o evento de 2018 registrou o pior desempenho de audiência dos últimos anos. O público que acompanhou o evento pela TV, nos Estados Unidos, foi o menor desde 2009.

De acordo com dados prévios da Nielsen, o Super Bowl LII alcançou um público médio de 103,4 milhões de espectadores na transmissão linear da NBC, rede de TV norte-americana detentora dos direitos da final da NFL neste ano. Em comparação como Super Bowl do ano passado (cuja transmissão foi realizada pela Fox), houve uma queda de 7,9 milhões de espectadores.

Nos últimos cinco anos, esta foi a primeira vez que o maior importante evento esportivo dos Estados Unidos não superou a marca de 111 milhões de espectadores. Em termos de share, a NBC calcula que, de todas os televisores ligados nos Estados Unidos na noite de domingo, 4, cerca de 68% estavam sintonizados na NFL.

Apesar da queda, a força do evento como produto televisivo continua incontestável. Dos dez eventos mais assistidos da história da TV norte-americana, nove são a final da NFL. A edição e 2018, inclusive, já figura na décima posição entre os programas mais vistos da TV na história do país. O único intruso fora do Super Bowl a figurar na lista das dez maiores audiências da TV é o seriado M.A.S.H, cujo último episódio, exibido em 1983, atraiu mais de 106 milhões de pessoas para a frente da telinha.

Esse dado de audiência ainda pode aumenta quando forem contabilizadas as pessoas que acompanharam o Super Bowl por outros devices. A NBC estima que, com as transmissões feitas em seu site e suas plataformas mobile, além do aplicativo NFL mobile, a audiência deste ano supera a marca de 106 milhões de pessoas. A rede de televisão aguarda a apuração dos dados para apresentar os resultados finais.

Com informações do Advertising Age

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