Crescem as buscas pelas marcas que aparecem no BBB

Buscar

Crescem as buscas pelas marcas que aparecem no BBB

Buscar
Publicidade

Mídia

Crescem as buscas pelas marcas que aparecem no BBB

Relatório mostra que a procura pelos sites das marcas que patrocinam e fazem ações no programa cresce durante a exibição na TV


19 de março de 2020 - 8h00

Ação de merchandising das Havaianas, que levou produtos para os participantes provarem e escolherem (Crédito: Globo/Divulgação)

Em sua vigésima edição, o Big Brother Brasil segue o roteiro desenhado nas versões anteriores e continua atraindo anunciantes que aproveitam a visibilidade do reality para promover ações publicitárias nas festas, provas e outros momentos do dia-a-dia do confinamento. Muitas vezes decisivas para os participantes, as provas e ações patrocinadas também conseguem um feito para essas empresas: elevar o número de buscas sobre seus produtos ou serviços no momento em que o programa está no ar.

A Tun Ad, empresa especializada no mapeamento das ações de publicidade que combinam os universos online e off-line, mapeou a relação entre as marcas que aparecem no BBB e suas respectivas buscas na internet durante e posteriormente à sua exibição na TV. O relatório analisou as inserções de marcas no programa no período de 1 a 12 de março. É importante considerar que essa análise não compreende as postagens sobre as marcas nas redes sociais, e sim as buscas diretas por seu site oficial.

Um dos destaques dessa análise foi a percepção de que promover ações de merchandising na casa gera mais busca e interesse pelas marcas do que a aparição diária nas vinhetas de patrocínio. No dia 3 de março, por exemplo, a Havaianas participou do reality, levando opções de sandálias para que os brothers escolhessem. A ação mostrou os participantes experimentando e escolhendo modelos e, depois, foi oferecido um desconto, via QR Code, para que o público também pudesse adquirir os produtos.

De acordo com a Tun Ad, ao longo dos 10 minutos em que a ação foi exibida, a procura pelo termo Havaianas nos buscadores e site da marca aumentou 2000% em relação ao minutos imediatamente anteriores à ação.

Efeito semelhante foi observado na ação da Fiat, tradicional parceira do Big Brother Brasil. No último dia 6, a marca foi a patrocinadora da prova do Anjo e aproveitou a ocasião para divulgar as ofertas de seu “Dia D”, período de promoções que ocorreriam nas concessionárias da marca. A prova gerou um incremento de 50% nas buscas por Fiat e 82% na procura pelo termo “Dia D”. O relatório observa, contudo, que, assim como fez a Havaianas, o fato de a Fiat ter apresentado um QR Code para que as pessoas entrassem diretamente no site das ofertas gerou conversão direta ao portal da marca, o que pode ter reduzido a procura pela marca nos buscadores tradicionais (como Google).

Patrocinadores fixos
A pesquisa também mapeou as buscas pelos nomes dos patrocinadores másters do reality, que aparecem diariamente nas vinhetas do programa e nas notícias sobre o BBB ao longo da grade de programação. A Tun Ad mapeou o desempenho de cinco dos seis patrocinadores da atual edição do programa: Americanas Faculdades Anhanguera, Burger King, Claro, Pic Pay. A Lacta, que também patrocina o BBB 20, não entrou na análise.

A principal conclusão dessa parte do relatório é a de que os anunciantes que já possuem maior recall (ou seja, que possuem uma marca mais conhecida do público espectador) tendem a ter um efeito menor em suas buscas do que aqueles que ainda estão trabalhando seu branding. Nesse ponto, leva vantagem o Pic Pay, a marca que mais obteve crescimento, em média, nas buscas durante e nos minutos seguinte à sua exibição nas vinhetas e chamadas do programa, no período de 1 a 12 de março. Veja:

Pic Pay – aumento de 110% nas buscas
Faculdades Anhanguera – aumento de 19% nas buscas
Burger King – aumento de 19% nas buscas
Americanas – aumento de 13% nas buscas
Claro – aumento de 7% nas buscas

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo