Em processo de fusão, Disney muda Fox Sports

Buscar

Em processo de fusão, Disney muda Fox Sports

Buscar
Publicidade

Mídia

Em processo de fusão, Disney muda Fox Sports

Canal deixa de ter programas próprios mas seguirá exibindo torneios e competições dos quais detém os direitos de transmissão, como Libertadores, Premier League e outros


11 de janeiro de 2021 - 15h08

Jogos da Libertadores seguem sendo transmitidos pelo canal esportivo (Crédito: Reprodução/Facebook.com/SantosFC)

Ainda no processo de integração de suas duas marcas esportivas (ESPN e Fox Sports), a Disney anunciou um outro posicionamento para uma de suas emissoras. A partir de agora, o Fox Sports será reposicionado como uma emissora de ‘eventos’, o que, na prática, representa que o canal irá exibir apenas jogos, competições e torneios que façam parte do leque de direitos esportivos da companhia.

Com isso, o Fox Sports deixa de exibir programas jornalísticos próprios. A informação foi noticiada pelo jornalista Flavio Ricco, do portal R7, que também afirma que a operação técnica do canal, sediada no Rio de Janeiro, deixará de funcionar.

A reportagem de Meio & Mensagem apurou que a proposta da Disney é concentrar no Fox Sports a transmissão de todos os torneios e campeonatos que fazem parte do pacote de direitos do grupo, como Libertadores da América, La Liga, Premier League, Nascar e Moto GP. A Libertadores da América, inclusive, continua com a exibição exclusiva de uma partida no canal sempre às quartas-feiras. Quando não houver nenhum jogo ou partida ao vivo, a Fox Sports irá reprisar conteúdos do acervo.

Compromisso com o Cade
Embora seja clara a intenção da Disney de concentrar todos os programas e conteúdos esportivos na ESPN, a manutenção do Fox Sports no Brasil é necessária por conta de um compromisso firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em maio de 2020.

Antes disso, a Disney tentou, sem sucesso, vender a operação do Fox Sports – o que já havia sido uma cláusula imposta pela Cade para autorizar a fusão da Twenty-First Century Fox com a The Walt Disney Company. Como a Disney não conseguiu negociar o canal esportivo, o Cade autorizou a manutenção do Fox Sports no grupo até janeiro de 2022, desde que a Disney se comprometesse a manter a programação e seus respectivos direitos de transmissão até a data estipulada.

Nos últimos meses, ESPN e Fox Sports iniciaram um processo de integração de equipes e de conteúdo, sob o conceito Juntos na Torcida, que contou com uma nova identidade visual.

Procurada pela reportagem, a comunicação do Fox Sports e da ESPN não detalhou as mudanças, mas divulgou um comunicado em que afirma que o pilar esportivo está em constante transformação. Veja:

“Nosso pilar de esportes está passando por um processo de transformação para oferecer um conteúdo ainda mais variado e qualificado para a audiência do Brasil. A reformulação faz parte do planejamento da Companhia em busca de sinergia em seu pilar de esportes, seguindo os investimentos em sua programação, contando com um extenso portfólio de direitos, além de uma equipe de jornalismo referência junto aos fãs de esportes”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TV Cultura quer renovar propósitos sociais e comerciais aos 55 anos

    TV Cultura quer renovar propósitos sociais e comerciais aos 55 anos

    Emissora pretende dar continuidade à programação educativa e cultural e atrair mais parceiros do mercado publicitário para projetos embasados em propósito

  • KOI Group lança plataforma EWO, focada em out-of-home

    KOI Group lança plataforma EWO, focada em out-of-home

    Plataforma de mídia exterior urbana busca oferecer cruzamento de dados inteligentes e segmentação precisa