Como alternativa aos cookies de terceiros, Google anuncia Topics

Buscar
background - digital e omnichannel
Publicidade

Mídia

Como alternativa aos cookies de terceiros, Google anuncia Topics

Nova ferramenta para anunciantes, ainda em testes, agrupará os usuários em rótulos, de acordo com seus interesses


25 de janeiro de 2022 - 16h36

(Crédito: Sentavio/Shutterstock)

O Google anunciou nesta terça-feira, 25, um novo recurso que pretende auxiliar os anunciantes a direcionarem suas mensagens no ambiente digital. Com o nome de Topics, a ferramenta, segundo a empresa de tecnologia, tem o objetivo de fornecer às marcas e agências a possibilidade de direcionamento de mensagens com base nos interesses dos usuários ao mesmo tempo em que mantém a privacidade no ambiente digital.

A tecnologia do Topics foi desenvolvida a partir do feedback e aprendizado gerado com o FLoC (Federated Learning of Cohorts), recurso anunciado pelo Google no ano passado e que trazia a proposta de agrupar os usuários em rótulos de interesses, a fim de garantir o direcionamento de mensagens publicitárias. A partir de agora, o Topics substitui o FLoC como a nova proposta do Privacy Sandbox.

Rótulos de interesses dos usuários (na coluna da esquerda) serão a base do Topics, diferentemente das informações captadas pelos cookies, à direita (Crédito: Reprodução/brasil.googleblog.com)

Ao adiar para 2023 o fim do acesso às informações de terceiros para a comercialização de publicidade no navegador Chrome, o Google sinalizou que pretendia apresentar outras soluções de direcionamento de publicidade aos anunciantes. Segundo a companhia, com o Topics, o navegador será capaz de gerar categorias com base nos conteúdos que os usuários mais buscam ou consome na internet. Essas informações serão processadas no próprio dispositivo, sem a participação de um servidor externo.

Cada vez que um usuário visitar qualquer site que faça uso do Topics, as categorias mais relevantes de suas buscas ao longo das últimas três semanas serão compartilhadas com aquela página e com seus anunciantes. O Google diz que está criando controles que permitam que os usuários removam os itens que não queiram deixar a mostra ou, até mesmo, que desativem completamente o recurso.

A gigante de tecnologia avisa que os rótulos não irão incluir categorias consideradas sensíveis, como gênero ou raça e que, em breve, será lançado um teste do Topics para desenvolvedores no Chrome. As definições de controle do usuário e outros aspectos técnicos ainda serão aprimorados com base no feedback coletado durante a fase de testes. A companhia também publicou em seu blog, no Brasil os detalhes técnicos do novo recurso.

Publicidade

Compartilhe

Veja também